O canal da Telemundo na África traz mais uma novidade para os telenoveleiros a partir do próximo dia 11 de agosto, às 18h00 CAT. Nesta data, a emissora estreia a produção estadunidense Santa Diaba (Santa Diabla / Broken Angel), telenovela escrita por José Ignacio Valenzuela, rodada em locações da cidade de Miami, e protagonizada por Gaby Espino, com as atuações de Carlos Ponce, Aarón Díaz, Ximena Duque e Wanda D'Isidoro como os principais antagonistas.
Produzida em 2013, Santa Diaba conta a incrível história de Santa Martínez uma mulher valente, que após uma virada do destino vê sua vida transformada, passa a viver os piores pesadelos e é levada a tramar um plano para a vingança perfeita, percorrendo um caminho cheio de intrigas. Entretanto, seu plano fracassa quando um novo amor surge em sua vida. A partir de então, terá que se decidir entre sacrificar o amor ou a revanche pela qual tanto tem lutado.
SINOPSE
Santa Martínez (Gaby Espino) é uma bela mulher. De origem humilde, nunca deixou sua terra natal, casou-se com seu namorado de toda uma vida, Willy Delgado (Lincoln Palomeque), e juntos tiveram um lindo garoto, a quem batizaram de Willy Jr.
A vida de Santa está a ponto de mudar. Willy é contratado como professor particular de música de Daniela Cano (Ana Osorio), neta de Gaspar Cano (Fred Valle), um dos advogados mais poderosos da cidade, e dono de uma grande fortuna. Esta é uma ótima oportunidade para Willy, já que terá como recompensa uma excelente remuneração e poderá proporcionar uma vida melhor para toda sua família.
Santa e Willy celebram o início de bons tempos. No entanto, as coisas não são tão positivas quanto parecem. Bárbara Cano (Wanda D'Isidoro), a mãe de Daniela, uma mulher que vive seduzindo homens para reafirmar seu culto à beleza, se aproxima de Willy a ponto dar início a um assédio um tanto perigoso. Apesar de ser uma mulher casada, Bárbara não se detém diante de nada para conquistar a atenção de Willy. Tudo se complica quando Willy descobre que Daniela está consumindo drogas. Ao ver-se desmascarada, a jovem explode em fúria e ódio.
A partir daí, tanto Daniela como Bárbara decidem vingar-se e eliminar de seu caminho o honesto professor de música. Para isso, inventam que Willy cometeu um terrível assédio contra a garota e criam uma falsa imagem de Willy, como um agressor depravado. Willy, desesperado, confessa a Santa que ele é completamente inocente, coisa que ela nunca duvidou. Juntos, decidem enfrentar a situação, com a verdade e a honestidade sempre à frente. No entanto, Willy pressente que a armadilha que Bárbara lhe preparou não tem saída e pede a Santa que deixe o país com seu filho, evitando assim que eles também tornem-se vítimas.
As inúmeras mentiras e falsas evidências que Bárbara e sua família montaram para destruí-lo são simplesmente exageradas. Com muita dor em sua alma e contra sua vontade, Santa sai do país e deixa Willy diante de um destino incerto. Willy é condenado a 30 anos de prisão. A vida do pobre professor de música vem abaixo. Santa retorna ao país desolada. Através de constantes visitas a seu marido, ela leva o ânimo que ele necessita para não se deixar vencer.
Com alegria recebem a notícia sobre uma oportunidade para que o juiz revise a sentença e para que apresentem novas provas que validem a inocência de Willy. Pelo mesmo fato e com medo de que todo seu falso teatro seja revelado publicamente, trazendo graves consequências para a família, Humberto (Carlos Ponce) – o irmão de Bárbara, tio de Daniela e advogado acusador – toma uma decisão: eliminar Willy dentro da cadeia. Em um dos dias em que Santa vai visitar seu esposo, na companhia de seu filho, lhe informam que Willy morreu em uma confusa situação com outros presidiários e companheiros de cela.
A trágica notícia faz com que o mundo de Santa se desmorone e ela se afunde em tristeza. No entanto, carrega muitas dúvidas sobre as estranhas circunstâncias nas quais Willy morreu. Santa jura descobrir a verdade sobre tudo e vingar-se de todos aqueles que fizeram parte da mentira que destruiu sua família.
Santa trama um plano grandioso que inclui vingar-se de todos e cada um dos membros da família Cano. Este plano a obriga a deixar para trás sua santidade para tornar-se uma diaba chamada Amanda. Dessa maneira, procura conquistar Humberto Cano e se compromete com ele, para assim ter seu inimigo mais próximo. Seu plano é provocar que ele seja acusado injustamente de um crime e enfrente um tribunal em desigualdade de condições, assim como aconteceu com Willy.
Por outro lado, Amanda pretende humilhar Bárbara como mulher, destruir seu casamento e separá-la de seu filho, para que sofra em vida o mesmo que ela sofreu. Para George (Ezequiel Montalt), o marido de Bárbara, sua vingança é que pague na cadeia tudo o que provocou. Para Daniela, a filha de ambos, deseja obrigá-la a confessar que tudo foi uma mentira, que Willy jamais a tocou e que ela enganou a todos. E para Francisca (Gilda Haddock), a mãe dos irmãos Cano, Amanda deseja a ruína: que perda tudo e que enfrente sua velhice em total pobreza.
Amanda, a diaba, está disposta a chegar até as últimas consequências. Mas não conta com a aparição de Santiago (Aarón Díaz), o terceiro dos irmãos Cano, um homem encantador, músico, atraente e sedutor, que lhe rouba o coração desde o primeiro momento que o vê. Apesar de ser inocente de todo o plano macabro para destruir Willy, Santiago não deixa de formar parte da família Cano, tão odiada por Amanda. E ela verá em risco a continuidade de seu plano, ao se dar conta de que atentar contra a família Cano, de alguma maneira é atentar contra o homem que ela ama. Qual a decisão que tomará esta Santa Diaba, que deseja justiça, mas, ao mesmo tempo, procura uma nova oportunidade para ser feliz?