Há pouco mais de um mês, o canal mexicano Azteca inaugurou sua primeira faixa temática dedicada à exibição de telenovelas brasileiras, graças ao recente acordo realizado com a Globo, divulgado apenas na semana passada. Com validade para os próximos três anos, a parceria reforça a presença da teledramaturgia da Globo no México, bem representada pelo recente sucesso alcançado com a transmissão do fenômeno mundial Avenida Brasil.
Com a estreia de Avenida Brasil, no mês de fevereiro, a história de vingança da jovem Nina aumentou em mais de 60% a audiência do horário nobre da Azteca. A telenovela já está em sua reta final e a emissora mexicana já se prepara para estrear outro título brasileiro para substitui-la, Amor à vida, que por lá será chamada Rastros de mentiras, seu título oficial para o mercado hispânico.
Entretanto, a inauguração da faixa exclusiva dedicada aos folhetins brasileiros, prevista no acordo, teve início em 18 de agosto passado, no horário das 23h00, com a estreia de El Astro (foto), produção brasileira vencedora do Emmy Internacional, como a Melhor Telenovela de 2012.
“A Azteca é uma das maiores produtoras e exportadoras de conteúdo de televisão do mundo. Ver que nossos títulos estão obtendo sucesso e ter um espaço reservado para produções brasileiras em sua programação é uma honra”, comentou Raphael Corrêa Netto, Diretor Executivo de Negócios Internacionais da Globo.
Pedro Lascurain, Diretor de Aquisições da Azteca, também destacou a importância desta nova aliança: “Para a Azteca é muito importante formar uma estratégia de negócios com a Globo, que é uma empresa mundialmente conhecida e famosa por ter uma qualidade de produção de primeiro nível... Esperamos que este acordo dure mais que os três anos que fechamos”, finalizou.