Hoje começaram as gravações de Esperanza Mía, a nova comédia romântica produzida pela Pol-ka para o canal argentino El Trece. Com o objetivo de sempre estar na vanguarda na produção de imagens e conteúdos, a produtora utilizará um novo formato de gravação: a UHD (Ultra High Definition), tecnologia significativamente superior à alta definição conhecida até agora, obtendo, assim, imagens mais definidas, além de cores e detalhes mais realísticos.
Protagonizada por Lali Espósito - conhecida no Brasil por ter dado vida a Mar, protagonista de Quase Anjos - e Mariano Martínez, Esperanza Mía será uma telenovela do gênero comédia romântica, que contará a história do amor proibido entre Julia Albarracín (Lali Espósito) e Tomás Ortiz (Mariano Martínez).
Julia é uma jovem de 21 anos que vive em La Merced, um pequeno povoado do interior, junto a Blanca, sua mãe adotiva, que trabalha como operária em uma fábrica. Devido à contaminação produzida no ambiente de trabalho, Blanca contrai uma grave doença. Empenhada em descobrir a origem desse mal, que também compromete a vida de outros companheiros da fábrica, Blanca consegue provas contundentes que incriminam os proprietários do local. Mas, como a doença, já avançada, resulta ser fatal, antes de morrer, Blanca entrega alguns documentos a Julia, pedindo-lhe que leve o quanto antes até um advogado que reside em Buenos Aires.
Por casualidade, no trajeto até a cidade grande, Julia conhece Tomás, um jovem sacerdote que retorna à cidade após quatro anos de ausência. Ambos não conseguem tirar os olhos de cima do outro e uma atração imediata surge entre eles. Porém, a missão de Julia torna-se cada vez mais perigosa, pois ela descobre que dois estranhos vigiam seus movimentos, percebendo que a denúncia que traz nas mãos é um material importante, que pode afetar pessoas poderosas.
Decidida a cumprir o último desejo de Blanca, Julia acredita ser conveniente refugiar-se no Convento de Santa Rosa, cuja Madre Superiora era amiga de infância de sua mãe adotiva. Com medo de que a descubram, a Madre Superiora sugere que ela se passe por uma noviça, rebatizando-a com o nome de Esperanza.
Julia se adapta e passa a viver entre as freiras, sem saber que uma delas, Irmã Clara (Gabriela Toscano) é ninguém menos que sua mãe biológica. Clara ficou grávida muito jovem, após ter se envolvido com um homem casado, e decidiu entregar a criança à Madre Superiora que, por sua vez, confiou sua criação a sua amiga Blanca. Após este acontecimento, Clara decidiu tomar os hábitos.
Por sua parte, Tomás se reencontra com seu irmão Máximo (Tomás Fonzi), que ficou responsável pela empresa da família após a morte acidental de seus pais. Diferentemente de Tomás, Máximo é um homem ambicioso, sem escrúpulos, dono, dentre outras propriedades, da fábrica na qual trabalhava Blanca. Sua namorada, Eva (Natalie Pérez) também colabora nos negócios ilegais, porém esconde que ainda está apaixonada por Tomás, já que ambos mantiveram uma relação quando eram mais jovens.
O corte do subsídio destinado ao convento por parte de Máximo, uma colaboração que seu pai costumava fazer mensalmente, desperta o aborrecimento de Tomás, que se opõe terminantemente a esta decisão. Por tal motivo, começa a ter um vínculo mais próximo com as freiras, entre elas, a própria Esperanza.
Esperanza, estando escondida sob uma identidade falsa, não pode lhe revelar a verdade. Ela não é uma noviça e está perdidamente apaixonada por ele. Por sua vez, com o tempo, Tomás vê sua vocação religiosa fraquejar. Enquanto o amor cresce entre eles, Esperanza não esquece sua missão: descobrir quem são os responsáveis pela morte de sua mãe e conseguir que a justiça seja feita.
No elenco de Esperanza Mía também estão atores como Ana María Picchio, Carola Reyna, Rita Cortese, Federico D’Elía, Angela Torres, Tomás Fonzi, Alejandro Fiore, Karina K, Mónica Cabrera Leticia Siciliani, Vanesa Butera, Gipsy Bonafina e Laura Cymer, entre outros. A produção executiva é de Paula Granica, a história é de autoria de Lily Ann Martin e Claudio Lacelli.