O SBT anunciou na tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, a volta da telenovela Maria Esperança à sua grade de programação vespertina. Prevista para substituir Esmeralda a partir de março, a trama chega ao canal pela terceira vez, com a missão de manter os elevados índices de audiência de sua antecessora na faixa das Novelas da Tarde. Curiosamente, esta não é a primeira vez que Maria Esperança ocupa a vaga de Esmeralda no SBT. O mesmo caso ocorreu em 2011, quando o folhetim estrelado por Bianca Castanho abriu espaço para a reprise desta história.
Produzido em 2007 pela própria casa, a “nova” atração é a versão brasileira do melodrama Maria Mercedes, estrelado por Thalía, em 1992, que por sua vez teve como base a clássica radionovela Enamorada, escrita por Inés Rodena, que no decorrer dos anos serviu de inspiração para as versões televisivas subsequentes, como La Italianita (1973); Rina (1977), exibida no Brasil com o título Desprezo; Rubí Rebelde (1989); Maria Mercedes (1992), propriamente dita, e, mais recentemente, Inocente de Ti (2004).
Realizada em parceria com a Televisa, Maria Esperança foi adaptada por Yves Dumont e contou com a direção de Jacques Lagoa e Luís Antônio Piá. O elenco, liderado por Bárbara Paz e Ricardo Ramory, também reúne nomes como Tânia Bondezan, Nico Puig, Vanessa Goulart, Walter Breda, Daniel Morozetti, Greta Antoine, Rafael Chagas, Manoelita Lustosa, Ângela Figueiredo, Ernando Tiago, Bárbara Bruno e Fabiana Alvarez, entre outros.
A história conta o drama de Maria (Bárbara Paz), uma garota doce que sustenta sozinha a família vendendo flores e bilhetes de loteria pelas ruas. Abandonada pela mãe ainda quando criança, ela vive com o pai, Ramiro (Walter Breda), um alcoólatra que nunca teve como sustentar os filhos, e os irmãos: Guilherme (Daniel Morozetti), um jovem revoltado e problemático, Isabel (Greta Antoine), uma adolescente fútil e ambiciosa, e André (Rafael Chagas), um adorável garoto de princípios, no fundo o único que valoriza a luta de Maria Esperança para manter a família unida.
Sua mãe deixou os filhos por uma vida melhor nos Estados Unidos. No país, ela reconstruiu sua vida e teve mais um filho. Após conhecer Santiago Trajano Queiroz (Nico Puig), um homem rico e amargurado, a vida de Maria Esperança passa por uma guinada. Como o milionário detesta os poucos parentes que tem – uma tia, Malvina, (Tânia Bondezan) e os primos Eduardo (Ricardo Ramory) e Beatriz (Vanessa Goulart) -, ele, que sofre de uma doença incurável, deixa todo o seu dinheiro para Maria.
Enquanto Malvina é uma mulher ambiciosa, que faz de tudo para conquistar o que deseja, seu filho Eduardo é um rapaz esforçado, que guarda uma triste história – sua noiva foi morta ao sair da igreja no dia do casamento. Entre ele e Maria surgirá uma forte atração. Mas Maria e Eduardo terão uma série de problemas e pessoas a enfrentar ao longo desta história. Além da vilã Malvina, que vê na nora uma fonte de renda, muitos tentarão prejudicar o casal.