Nesta segunda-feira, 25 de maio, às 20h00, o canal pago Fox Life estreia O Direito de Nascer, a versão brasileira da telenovela produzida pela JPO Produções em 1997 e exibida originalmente pelo SBT, em 2001. Com produção executiva de Geórgia Vallone e adaptada para televisão por Aziz Bajur e Jaime Camargo, o folhetim leva a assinatura dos diretores Roberto Talma e José Paulo Vallone e é inspirado na radionovela homônima cubana original do escritor Felix Caignet, escrita na década de 1940.
Ambientada em Cuba, nas cidades de Havana e Santiago, entre os anos de 1899 e 1945, a história se inicia com o caso de amor entre Maria Helena de Juncal (Guilhermina Guinle) e Alfredo Martins (Fernando Eiras). Ela, filha de dona Conceição (Elaine Cristina) e Dom Rafael de Juncal (Luiz Guilherme), um dos homens mais importantes e poderosos de Havana, e ele filho de Dom Ramiro Martins (Renato Borghi), ex-sócio e inimigo do pai da moça.
O casal se encontra sempre às escondidas, a única pessoa que sabe desses encontros é mamãe Dolores (Ducilene Moraes), a confidente de Maria Helena e empregada da família Juncal há muitos anos. Em uma de suas conversas com Dolores, Maria Helena revela o que Dolores já desconfiava, a menina estava grávida de Alfredo. As duas se desesperam, pois Dom Rafael jamais aceitaria esse neto.
O casal Juncal começa a desconfiar das atitudes de Maria Helena, pois a menina começa a passar mal constantemente, e é examinada pelo médico da família, que descobre que ela está grávida, mas nada revela aos seus pais. Maria Helena pede a Dolores que leve uma carta a Alfredo, marcando um encontro entre eles. No encontro Maria Helena se surpreende, pois Alfredo diz que não irá aceitar o filho, sugerindo um aborto.
Maria Helena confessa a Dolores que terá seu filho de qualquer maneira. Seus pais ficam sabendo e Dom Rafael revoltado exige saber o nome do amante da filha. Maria Helena não diz, ele a surra e amaldiçoa o próprio neto.
Dom Rafael procura Dr. Pezzi (Moises Arao Kuppermann) e o médico o aconselha a fazer o casamento da filha com o amante. Dom Rafael descobre que o pai da criança é Alfredo Martins, obrigando o rapaz a casar com sua filha, mas Maria Helena não aceita e ele diz que irá interná-la em um manicômio.
Dolores e Conceição imploram a Dom Rafael para que ele não faça isso, sem opção, ele manda a negra Dolores e Maria Helena para uma de suas fazendas, onde ninguém poderá descobri-las. Dom Rafael instrui seu criado Bruno (Paulo Ivo) para que o chame apenas dias antes do parto.
A criança nasce, um menino que é chamado de Albertinho. Dom Rafael ordena que Bruno mate o bebê. Enquanto Maria Helena e mamãe Dolores dormem, Bruno rouba o bebê e foge para o cafezal. Dolores desperta e pressentindo o que esta para acontecer, sai correndo pela casa, rouba uma arma de Dom Rafael e vai atrás de Bruno pelo cafezal.
Dolores encontra Bruno com uma faca tentando matar Albertinho no meio da mata. Ela atira em Bruno, que cai desmaiado, enquanto ela foge com o bebê. Maria Helena acorda, procura por Dolores e Dom Rafael diz que ela fugiu com a criança, e que já ordenou Bruno a procurar por toda região. Durante a fuga Dolores encontra Basília (Sônia Lima), que acaba de perder a irmã e o sobrinho. Ela leva Dolores para sua casa em Santiago.
Maria Helena volta para a casa dela em Havana e não é mais a mesma menina, está triste e angustiada, não se conforma com o ato de Dolores. O casal Juncal faz de tudo para que ela se alegre e esqueça o passado.
Maria Helena conhece Jorge Luís (João Vitti), afilhado da Condessa Vitória (Angelina Muniz), dona de uma das maiores fortunas de Havana. Apesar de namorar Emília (Cinthya Benini), melhor amiga de Maria Helena, Jorge Luís se apaixona por Maria Helena e marcam o casamento. A família Juncal está novamente feliz, pois parece que Maria Helena encontrou seu caminho.
Mas, ela acaba contando seu segredo a Jorge Luís e ele não suporta, o casal rompe. Dom Rafael fica irado e na mesma noite, abandona Maria Helena na porta de um convento. Jorge Luís e Emília se casam.
Dez anos se passam, Dolores e Albertinho (Kaíto Ribeiro) continuam morando em Santiago e começam a surgir problemas: na escola os amigos de Albertinho vivem dizendo ao garoto que Dolores não é sua mãe, pois ela é negra e ele branco. Apesar de tudo Albertinho ama muito Dolores e a trata como mãe. Dom Rafael descobre Dolores e Albertinho e eles fogem para Havana. Maria Helena, já uma freira, continua muito triste pensando em seu filho.
Por uma coincidência, Jorge Luís se encontra com Albertinho, que lhe presta um favor. Albertinho convida Jorge Luís para ir a sua casa. Convivendo com a família, começa a desconfiar que ele é filho de Maria Helena. Jorge Luís acompanha o crescimento e banca os estudos de Albertinho, que se torna um famoso médico em Havana.
Dom Rafael sofre um acidente grave precisando de transfusão de sangue. Albertinho ouve a notícia no rádio, se oferece como doador e salva a vida do avô. Jorge Luís conta a Albertinho sua verdadeira história. Maria Helena e Albertinho se conhecem e ela perdoa Dolores. A família Juncal é eternamente grata a Albertinho. Sabendo do parentesco com Albertinho, Dom Rafael envergonhado, pede perdão à sua filha. Jorge Luís pede Maria Helena em casamento.
PERSONAGENS
Maria Helenade Juncal (Guilherme Nina Guinle) – Uma garota romântica, sonhadora e caprichosa, que depois de trágicos acontecimentos se transforma numa mulher madura, determinada e corajosa. Quando se torna uma freira mostra-se amorosa, altruísta e compreensiva, mas sem nunca esquecer do filho e do maior responsável por sua tragédia pessoal, Dom Rafael, seu pai.
Jorge Luiz Desmonte (João Vitti) – Jovem criado na Espanha, que traz valores nobres e românticos para Cuba. Torna-se um homem de grande caráter, honesto, ele é um perfeito cavalheiro. Sofre por ter frustado o seu grande e único amor, Maria Helena.
Dom Rafael de Juncal (Luiz Guilherme) – Autoritário, violento, extremamente moralista, defensor dos valores da nobreza tradicional e decadente. No transcorrer da história se humanizará e ao final deixará que os sentimentos do seu coração falem mais alto, se redimindo de todos os seus erros.
Alberto Limonta (Jorge Pontual) – Gentil, afável, bem humorado e carinhoso, sofre por desconhecer a sua verdadeira origem. Recém- formado, torna-se logo um grande profissional, abnegado, atendendo a quem precisa.
Maria Dolores (Ducilene Moares) – Negra, determinada, abnegada, visão realista da vida, impulsiva, instintiva, alegre, bondosa, extrovertida, grande calor humano. No início é muito maternal com Maria Helena. Depois se apega a Albertinho, na tentativa de substituir o amor da mãe verdadeira, a Maria Helena.
Alfredo Martins (Fernando Eiras) – No início, jovem irresponsável, aventureiro e impulsivo. Mais tarde, sofre com uma esposa infiel e com um filho que reedita o seu comportamento de juventude. Ao final, tenta resgatar os seus erros.
Isabel Cristina de Monteverde (Ana Cecília Costa Santos) – Jovem moderna para o seu tempo, decidida e romântica. Corajosa, enfrenta a oposição e a intransigência, do pai e do avô para realizar o seu sonho de amor com Alberto Limonta.