O Só Novelas, canal distribuído em Angola e Moçambique pela empresa brasileira Seven TV International, e oferecido pela operadora de televisão paga DStv, anunciou a estreia da telenovela mexicana A Madrasta para o próximo dia 20 de julho. Produzida por Salvador Mejía Alejandre para a Televisa e lançada no México em 2005, o melodrama é uma história original do dramaturgo chileno Arturo Moya Grau e já foi exibido no Brasil em duas ocasiões, também em 2005 e, mais recentemente, em 2013, pelo SBT.
Protagonizada por Victoria Ruffo e César Évora, A Madrasta conta com um elenco primoroso, integrado por renomados atores de extensa trajetória artística, como Jacqueline Andere, Guillermo García Cantú, Margarita Isabel, Cecilia Gabriela, Sabine Moussier, René Casados, Lorenzo de Rodas, Patricia Reyes Spíndola, Eduardo Capetillo, Martha Julia, Ana Martín, Arturo García Tenorio, Carlos Bonavides, Joaquín Cordero e Irma Serrano, além de talentos juvenis, como Ana Layevska, Mauricio Aspe, Mike Biaggio, José Luis Reséndez e Michelle Vieth.
A história tem início quando uma terrível tragédia põe fim a uma viagem de lazer de um grupo de amigos. Maria (Victoria Ruffo) ouve um disparo, encontra sua amiga, Patrícia (Montserrat Oliver), morta e, na confusão, imprudentemente recolhe a arma do crime. Todas as suspeitas do crime recaem sobre Maria que é julgada e condenada à prisão perpétua. Estevão (César Évora), seu esposo, não acredita em sua inocência e se divorcia imediatamente dela. Ele compra o silêncio de todos que estiveram com ele naquela viagem e diz a seus filhos que sua mãe morreu em um acidente.
Vinte anos depois, Maria é posta em liberdade por bom comportamento e volta disposta a se vingar. Ela está decidida a descobrir o verdadeiro culpado e enfrentar Estevão, a quem odeia por tê-la abandonado à própria sorte. Porém, o que mais Maria deseja é recuperar seus filhos: Estrella (Ana Layevska) e Heitor (Mauricio Aspe).
A primeira atitude que Maria toma ao ganhar a liberdade é marcar um encontro com todas as pessoas que participaram daquela trágica viagem: Estevão; Demétrio (Guillermo García Cantú), o advogado da empresa; Evandro (Lorenzo de Rodas), um de seus sócios, e sua esposa, Daniela (Cecilia Gabriela); Bruno (René Casados), o outro sócio da empresa e sua esposa, Fabíola (Sabine Moussier); e as duas tias de Estevão: Alba (Jacqueline Andere) e Carmem (Margarita Isabel). Todos ficam surpresos ao vê-la entrar e Maria semeia neles a dúvida e o medo ao informar a todos que durante esses vinte anos, o verdadeiro assassino de Patrícia esteve vivendo entre eles.
Maria volta a se casar com Estevão para recuperar o carinho de seus filhos, mas isso não será uma tarefa fácil já que seus filhos a consideram uma madrasta que veio roubar o lugar da mãe que morreu há muitos anos e a quem eles adoram através do quadro de outra mulher. Além da oposição de seus próprios filhos, Maria terá que enfrentar as intrigas das tias e dos sócios de Estevão, principalmente Fabíola, que sempre esteve apaixonada por Estevão e, portanto, odeia Maria.
Na sua volta à mansão, Maria descobre que Estevão tem outro filho, Ângelo (Mike Biaggio), mas ele se nega a revelar quem é a mãe do rapaz. Ângelo é um jovem doente e inseguro. Maria imediatamente o aceita como se fosse seu filho e o trata com carinho. Pouco a pouco Maria vai ganhando o amor de seus filhos mas sem revelar o verdadeiro laço que os une. Ela ajuda Estrella a amadurecer, a deixar de ser uma jovem superficial, volúvel e a compreender que entres seus pretendentes: Greco (José Luis Reséndez) e Carlos (Sergio Mayer), quem a ama sinceramente é Greco, um jovem bom e humilde enquanto Carlos só está interessado no dinheiro de sua família.
Heitor é um jovem arrogante a quem Maria dá uma grande lição quando ele conhece Vivian (Michelle Vieth), a jovem que foi companheira de cela de Maria na prisão. Graças ao apoio de Maria, Ângelo se transforma em um jovem otimista e seguro de si mesmo. Porém, o maior problema de Maria é Estevão. Maria se encontra numa terrível encruzilhada, pois percebeu que apesar de tudo continua amando seu marido e que ele também a ama.
Agora, seu coração endurecido por vinte anos de sofrimento, solidão e abandono, terá que encontrar forças para escolher entre o caminho da justiça e o caminho do perdão.
A Madrasta ocupará a vaga da telenovela brasileira Revelação, produzida pelo SBT, e será exibida em Angola de segunda a sexta, às 21h50, com repetições às 03h10, 08h20, 13h20 e 17h30, com maratona aos sábados às 06h30, e domingos às 19h30. Em Moçambique, de segunda a sexta às 22h50, com repetições às 04h10, 09h20, 14h20 e 18h30, com maratona aos sábados às 07h30, e domingos às 20h30.
Além de Revelação, atualmente o Só Novelas também veicula as telenovelas brasileiras Dance Dance Dance, Vende-se um Véu de Noiva e Os Ossos do Barão, além das portuguesas Belmonte e Doce Fugitiva.