Na última segunda-feira, 28 de setembro, chegou ao Brasil, através do canal pago Fox Life, dublada em português, a telenovela argentina Entre Canibais (Entre Caníbales), uma produção da 100 Bares para a Telefe, em parceria com a Monte Carlo, do Uruguai, e a FOX International Channels Latin America. Assinada pelo premiado diretor Juan José Campanella (O Segredo dos Seus Olhos), a ficção é estrelada por Natalia Oreiro, Benjamín Vincuña e Joaquín Furrie e narra, em 60 capítulos, uma história de amor, vingança e redenção no mundo da política.
Gravada com tecnologia 4K - a melhor resolução até o momento para exibição de imagens digitais - Entre Canibais, conhecida anteriormente como Ariana, Una Historia de Venganza, reúne diversos nomes de reconhecimento internacional e sua trilha sonora é composta por criações do cantor argentino Gustavo Cerati. No time de atores, talentos como Eduardo Blanco, Natalia Lobo, Verónica Pelaccini, Mario Alarcón, Gerardo Chendo, Marcelo Melingo, Danny Pardo, Liliana Cuomo, Gabriel Gallicchio, Julián Rubino, Giselle Motta, Santiago Ramundo e Candela Redin são o destaque de Entre Canibais, uma história onde o amor, a justiça e a política são apenas pontos de vista.
Entre Canibais é exibida pelo Fox Life de segunda a sexta-feira, às 21h00.
Entre Canibais é exibida pelo Fox Life de segunda a sexta-feira, às 21h00.
Ariana é uma jovem da província de Neuquén, que se muda com sua amiga para o município de Engenheiro Márquez, historicamente governado pela família Valmora. Em um passeio noturno, junto com sua amiga, Ariana conhece Ariel Martinez (Alberto Ajaka), o homem que muda sua vida para sempre. Nesta mesma noite, Martinez servirá de intermediário para que um grupo de jovens, filhos do poder, abusem de Ariana e Daniela.
Ariana consegue fugir e se refugia na igreja de um bairro próximo, onde recebe a ajuda do sacerdote Martin (Danny Pardo). Daniela, entretanto, morre afogada. Martin protege Ariana e torna-se um confidente para ela, especialmente quando descobrem que, devido ao estupro, Ariana ficou grávida. Após dar a luz, Ariana não aceita a ideia de criar um filho que significa a lembrança do terror que viveu. Profundamente perturbada, deixa a criança aos cuidados de Martin e decide voltar à sua cidade natal.
Vinte anos mais tarde, Ariel Martinez é “Patita”, motorista e guarda-costas de Rafael Valmora (Joaquín Furriel), atual prefeito de Engenheiro Márquez e candidato a presidente do país. Durante as duas décadas que passou se escondendo, Ariana se fechou para a possibilidade de ter uma vida normal e desenvolveu um profundo desejo de vingança. É preciso apenas o um pouco de estímulo para retornar a Engenheiro Márquez e começar a caça aos seus estupradores.
Esse momento chega quando Diego (Gabriel Gallicchio), o filho já crescido de Ariana, acaba indo parar no hospital após envolver-se profissionalmente com o círculo de Valmora. E o homem responsável por deixar seu filho à beira da morte não é outro senão Ariel Martinez, o “Patita”. Ariana já não tem mais nada em que pensar. Com a ajuda de Lessin (Mario Alarcón), um juiz de família que divide tanto a condição de fugitivo, como as desgraças do passado, Ariana traça um delicado plano que tem como único fim acabar com a vida de todos os envolvidos que arruinaram sua vida vinte anos atrás.
Seu retorno a Engenheiro Márquez coincide com o lançamento oficial da campanha de Rafael Valmora e Ariana aproveita o evento como pretexto para conhecer o círculo íntimo do candidato: seu principal assessor, Eugênio Simonian (Eduardo Blanco); seu Secretário de Governo, Júlio Castro (Gerardo Chendo); sua esposa, Susana Valmora (Verónica Pelaccini); seu amigo empresário, Lúcio Lemos Arenal (Marcelo Melingo) e sua desequilibrada esposa, Teresa Lemos Arenal (Natalia Lobo); e um homem em quem Ariana depositará certa confiança, Agustin “Pibe” Larralde (Benjamín Vicuña), um indivíduo que não parece se encaixar nesse círculo. No entanto, apesar da química imediata e da mútua atração, Ariana não pode se permitir sentir por Agustin mais que admiração e afeto, para não perder de vista seu objetivo principal: a vingança.
PERSONAGENS
ARIANA MENDOZA (Natalia Oreiro)
Ariana é uma jovem do interior, cuja vida é arruinada depois de ser violentada por um grupo de filhos do poder, rapazes com recursos suficientes para deixarem esse estupro impune. Agora, vinte anos mais tarde, Ariana retorna em busca de justiça para acabar com a vida daqueles que a desgraçaram. Sua missão se complica quando descobre que os homens dos quais suspeita estão liderados pelo então prefeito Rafael Valmora, em plena campanha para presidência do país. Infiltrando-se nesse grupo, começa a identificar seus agressores, executando a vingança perfeita para cada um deles. Somente duas pessoas serão capazes de distanciar Ariana de seu propósito: Diego, o filho fruto daquele estupro, com quem sente a necessidade de se reconectar, apesar de ser ele a pior lembrança de seu passado; e Agustin Larralde, um funcionário idealista, por quem se apaixonará irremediavelmente.
AGUSTIN “PIBE” LARRALDE (Benjamín Vicuña)
É o subsecretário de Políticas Sociais e o homem de confiança de Valmora. É o mais jovem dos funcionários. Em público parece contido e retraído, mas, em particular, demonstra uma inquietude natural. Aspira ser companheiro de chapa de Valmora e tornar-se o vice-presidente do país. Sentirá uma imediata atração por Ariana e será involuntariamente parte do plano dela para identificar o restante de seus estupradores. Para Ariana é o principal obstáculo entre o desejo de vingança e sua fria execução.
RAFAEL VALMORA (Joaquín Furriel)
É o prefeito de Engenheiro Márquez. É o sucessor de seu pai, Jorge Valmora, no cargo e agora é pré-candidato a presidente por um partido de direita, mas com ideais progressistas. Em público, é encantador e carismático. Em particular, é inteligente, mas grosseiro. Sua ambição o domina e não se detém diante de nada. Estará unido a Ariana em uma relação particular. Ela o admira e não pode evitar sentir-se encantada por ele, o que provoca uma culpa ainda maior por tratar-se do principal suspeito de seu estupro.
EUGÊNIO SIMONIAN (Eduardo Blanco)
Ex-jornalista e ex-funcionário do governo do pai de Rafael Valmora na década de 90. É consultado por todos os prefeitos, mas tem um vínculo especial com Rafael Valmora. É fonte inesgotável de conselhos. Trata-se de um super assessor. Seu objetivo é a campanha. Somente é fiel a si mesmo, mas não é um traidor. Admira Valmora além do profissional. No entanto, não é seu amigo.
FRANCISCO LESSIN (Mario Alarcón)
Foi Juiz de Família até que uma tragédia pessoal o obrigou a se recluir e não exercer mais sua profissão. Em um racha de carros, um jovem, também filho do poder, acabou acidentalmente com a vida de sua mulher e de sua filha. Lessin fez justiça com suas próprias mãos e assassinou o culpado. A partir desse momento, o juiz Francisco Lessin deixou de existir. Não se arrepende do que fez e é quem apoia Ariana em sua busca pela vingança. Sente um carinho especial por ela, porque sua filha falecida teria sua mesma idade. No entanto, sua relação não é puramente paternal. Os dois perderam muita coisa para estabelecerem um vínculo normal.
DIEGO PIRANDELLO (Gabriel Gallicchio)
É o filho não reconhecido de Ariana, fruto do estupro. Decidiu se dedicar ao jornalismo, apesar de sua humilde posição social para desenvolver certa militância urbana. É idealista e sonhador, mas também ingênuo e impulsivo. Pouco a pouco iniciará uma relação com Lúcia, a filha de Simonian. Por ter sido abandonado por sua mãe e não conhecer seu pai, apresenta alterações em sua forma de desenvolver vínculos afetivos. É colocado à prova constantemente; desconfiado, não se entrega por completo. Necessita reafirmar constantemente a presença física e a proximidade daqueles em quem deposita seus afetos. Investigar as conexões entre o círculo de Valmora e os negócios sujos de Engenheiro Márquez será sua maior prioridade.
PADRE MARTIN PIRANDELLO (Danny Pardo)
É padre em uma paróquia localizada na vila Santa Marta, a mesma onde Ariana se refugiou após o estupro. Seu vínculo com a igreja é meramente societário. Acredita em Deus, mas não nos sacramentos. Leva o pragmatismo como cruz e acredita que sua missão é unicamente local. Atende os necessitados. Não é somente pai, mas também ministro religioso, além do que as circunstâncias o tornaram pai de Diego, o filho de Ariana. Durante toda sua formação, instruiu os jovens com os mesmos preceitos nos quais ele acredita: a luta pela verdade, a valentia e a solidariedade. Respeitou o desejo de Ariana de deixar seu passado para trás e não lhe informou nada durante vinte anos sobre a educação de seu filho. Quando Diego quase morre no atentado provocado por Patita, Martin rompe sua promessa, comunica o acontecido a Ariana e inconscientemente se torna o motivador de sua vingança. Terá com Ariana uma relação particular que muitas vezes estará à beira do romântico e que o deixará perigosamente exposto ao abandono de seus votos religiosos.
TERESA LEMOS ARENAL (Natalia Lobo)
É a mulher de Lemos Arenal. Manteve uma relação de amizade com o casamento Valmora, que se dissolveu ao mesmo tempo que o próprio casal. Declarou em uma revista local que seu marido tinha contas ocultas que estavam vinculadas com a gestão de Valmora. Representa um grande perigo para seu marido e para o governo. Ao mesmo tempo, para Ariana, é uma das peças-chave de sua investigação para confirmar a identidade de seus estupradores.
LÚCIO LEMOS ARENAL (Marcelo Melingo)
É empresário, alheio ao gabinete, mas tão próximo como qualquer um dos rins de Valmora, pertence ao núcleo restrito. É arrecadador. Se encarrega de elevar as contas da campanha através de doações e outras estratégias. Começou sendo o procurador de Valmora e gradualmente se tornou seu operador financeiro. É o elo entre Rafael e a Câmara de Empresários de Engenheiro Márquez, fazendo do parque industrial sua base de operações. Está em pleno processo de divórcio com Teresa e é parcialmente responsável pela volta de Ariana a Buenos Aires. Tem um único filho, Matias. É um dos estupradores de Ariana e será sua futura vítima.
MATIAS LEMOS ARENAL (Santiago Ramundo)
É o filho de Lúcio Lemos Arenal e Teresa Lemos Arenal. Não tem irmãos, é filho único. Está se distanciando de Lúcia, sua namorada, o que é muito difícil para ele, já que continua apaixonado por ela. Tem uma relação complexa com seu pai, já que para ele a honra e o sobrenome são valores muito importantes. Matias sente muita pressão para conseguir que seu pai se sinta orgulhoso.
JÚLIO CASTRO (Gerardo Chendo)
É o Secretário de Governo de Engenheiro Márquez desde 2003. É dono de numerosos negócios no distrito. Não tem propriedades em seu nome, mas todos sabem que pertencem a ele. É o elo entre o prefeito e os vereadores. Sua secretaria é responsável pela direção geral das habitações e, mediante ela, arrecada dinheiro paralelo. Também embarga locais que representam sua concorrência direta. É mais cínico e violento do que aparenta. Seu objetivo é ganhar a eleição com o voto popular nas eleições de 2015, com o apoio de Rafael Valmora. Participou no estupro das duas mulheres recrutadas por Patita Martinez. Até os dias de hoje bloqueou essa lembrança de sua mente.
SUSANA VALMORA (Verónica Pelaccini)
É a mulher de Rafael Valmora. Não ocupa um cargo, não tem uma fundação, não milita, nem se envolve em qualquer decisão conscientemente, mas tem um óbvio poder por ser “a mulher do prefeito”. É seduzida pelo poder. Não lhe interessa a caridade, não é solidária. É bastante superficial. Despreza um pouco a pobreza, ainda que ela não seja de família rica. Tem complexos com seu corpo. É insegura. Acredita que seu marido a engana. Não gosta de acompanhar seu marido durante a campanha e sofre muito quando seus assessores o solicitam.
LÚCIA SIMONIAN (Giselle Motta)
É a filha de Eugênio Simonian, principal assessor de campanha de Valmora. Sua mãe morreu quando ela ainda era pequena. Não tem irmãos e foi criada somente com seu pai. Ao terminar sua relação com Matias, coloca seus olhos em Diego. Herdou de seu pai o senso de justiça e a vontade de fazer algo bom pelas pessoas.
ARIEL “PATITA” MARTINEZ (Alberto Ajaka)
É o motorista e guarda-costas do prefeito. É chamado de Patita porque dirige rapidamente. É responsável por levar correspondências e faz isso de maneira pouco correta. Conhece o prefeito desde que eram jovens. Aos 22 anos se encarregou de recrutar duas mulheres de um boliche para que seu grupo de amigos as estuprasse. Uma delas acabou morta, a outra é Ariana. Seu pai morreu quando ele era jovem. Trabalhou desde cedo, sempre em cargos menores, no município de Engenheiro Márquez. O prefeito Jorge Valmora, pai de Rafael Valmora, se encarregou de pagar seus estudos. O matriculou no mesmo colégio de seus filhos. Ali conheceu Rafael. Torna-se a primeira vítima de Ariana.
MIGUEL (Guillermo Arengo)
É o braço armado da prefeitura. Coordena todas as operações, tanto lícitas quanto ilícitas do município. É o responsável pelo controle das ruas: prostituição, arrecadação paralela, jogos clandestinos e narcotráfico estão enquadrados em sua esfera de vigilância. Apesar de tudo, é um homem de família e age publicamente como tal. Devido ao seu excesso de peso, é alvo das brincadeiras por parte de Rafael e seu círculo. Seu principal objetivo será investigar a morte de Patita por insistência de Valmora, colocando em perigo o plano de Ariana, a clandestinidade de Lessin e sua própria vida.
DIANA “PELUSA” FRESCA (Liliana Cuomo)
É a secretária do prefeito Rafael Valmora. Anteriormente, havia sido a de Délfor Valmora. Está na prefeitura desde seus 25 anos. Conhece todos os funcionários. É eficiente e profissional. Sabe organizar tudo com perfeição quando reconhecidas personalidades visitam o Palácio. Conhece os gostos de outros mandatários, lembra o nome de suas esposas, secretárias, suas manias e costumes. É um monstro da política. Tem um comportamento quase maternal com Valmora. O obedece, mas sabe o que é melhor para ele. Será a fonte de consulta de Ariana, por seu vínculo com o passado do município. Já trabalhava na prefeitura quando Ariana foi estuprada pelos filhos do poder.
RAMIRO CASAS (Julián Rubino)
É o melhor amigo de Diego. Namora com Sabrina há dois anos. Junto a ela e Diego, criam uma revista local chamada “Voz También”, onde denunciam as corrupções que acontecem em Engenheiro Márquez. É muito apegado ao Padre Martin, o conhece há muitos anos. Existe uma grande cumplicidade entre eles e ambos se dedicam a cuidar de Diego.
SABRINA (Candela Redín)
É a melhor amiga de Lúcia. Estuda para ser assistente social. Está com Ramiro há dois anos. Valoriza sua ternura e sua valentia como jornalista. Mesmo sendo de uma classe social mais baixa que a de Lúcia, são melhores amigas há muito tempo. Se entendem como ninguém. Colabora na revista local dirigida por Diego e Ramiro.