ESMERALDA CRUZ “A GATA” / RENATA DA SANTA CRUZ (Maite Perroni)
Desde pequena foi criada por dona Rita, por quem é obrigada a pedir esmola e comida para sobreviver, o que justifica seu temperamento forte e rebelde. Esmeralda é uma mulher que sabe o que quer e o que não deseja. Apesar de sua origem humilde, defende sua dignidade e sua reputação. Não se deixa comprar, nem permite que a vendam. Sabe que para deixar a miséria e o lixão onde vive deve se preparar, por isso aprende a ler e a escrever. Defende suas ideais e seus sentimentos. Ainda na infância, conheceu Paulo, que se tornou seu melhor amigo. Com o passar dos anos, Esmeralda se dá conta de que está apaixonada por ele e que é correspondida, no entanto, sabe que pertencem a mundos diferentes e que para estarem juntos deverão lutar por seu amor.
PAULO MARTINEZ NEGRETE ALCOCER (Daniel Arenas)
É filho de Lorena e Augusto, por quem é manipulado. Apesar de ser de família rica, sente compaixão pela dor e pelas necessidades dos menos favorecidos econômica e socialmente. Desde pequeno quis ser artista, mas se tornou um rapaz instável, com dúvidas sobre seu futuro profissional. Sua paixão é escrever. Demonstra uma personalidade fraca quando se trata de defender a mulher que ama. Em várias ocasiões, nega estar apaixonado por Esmeralda, com quem decide se casar. Porém, depois de ir estudar no exterior, coloca em risco sua relação, sendo vítima das dúvidas e das mentiras que o distanciarão da mulher que ama.
LORENA ALCOCER DE MARTINEZ NEGRETE (Laura Zapata)
É a mãe de Paulo, Mariano e Virgínia e esposa de Augusto Martinez Negrete. É uma mulher madura, de ideias fixas e radicais. Tem preconceitos sociais e despreza as pessoas humildes e sem estudo. Para Lorena, os pobres são a escória da sociedade. O que mais aprecia na vida é o conforto e o fato de não ter nenhuma carência. Impõe suas ideias e sua vontade a sua família. Com o intuito de fazer valer suas ideias absurdas e antiquadas, é capaz de passar por cima da felicidade de seus próprios filhos. Por isso, ao descobrir que Paulo se interessa por Esmeralda, fará todo o possível para separá-los, pois ela já encontrou a mulher perfeita para seu filho, uma jovem da alta sociedade.
AUGUSTO MARTINEZ NEGRETE (Juan Verduzco)
É o marido de Lorena e pai de Paulo, Mariano e Virgínia. É um profissional de prestígio, que se orgulha de ser uma pessoa de princípios e de moral íntegra. Tem a última palavra nas decisões familiares. No entanto, vive com medo, pois mandou para a prisão Fernando da Santa Cruz, um homem inocente, para se apoderar de sua fortuna, fazendo com que também perdesse sua família. Faz com que seu filho Paulo acredite que está de acordo com sua relação com Esmeralda, embora faça todo o possível para enviá-lo para fora do país a fim de separá-los.
MARIANO MARTINEZ NEGRETE ALCOCER (Jorge Poza)
É filho de Lorena e Augusto. Desde jovem manipula sua mãe. Está decidido a trabalhar, mesmo que tenha que mudar de nome, para que as influências de seu pai não o afetem; entretanto, não está disposto a perder os privilégios que sua família lhe oferece. Se apaixona por Esmeralda e está disposto a lutar por ela, mesmo sabendo que com isso enfrentará seu irmão. Porém, não pensa em se deixar manipular por seus pais, como eles têm feito com Paulo. Sem saber, se tornará um dos homens de confiança de Fernando, o pai de Esmeralda.
VIRGÍNIA MARTINEZ NEGRETE ALCOCER (Mariluz Bermúdez)
É filha de Lorena e Augusto. Irmã de Paulo e Mariano. É uma jovem cega, doce, carinhosa e muito centrada, apesar de sua pouca idade. Está apaixonada por Centavinho e disposta a lutar por ele. Apesar de não estar de acordo em quase nada com seus pais, sempre encontra uma forma de se entenderem.
BRANCA RAFAELA DA SANTA CRUZ / FELA “A LOUCA” (Erika Buenfil)
É uma mãe por excelência. Quando descobre que seu marido foi condenado a prisão, cai em uma profunda depressão e fica à beira da morte. É vítima do roubo de sua filha e desde este momento, o amor que sente e sua razão permanecem adormecidos. Apesar de ser andarilha, se nota que é uma mulher de traços delicados. Sua voz doce e carinhosa a torna a mãe que qualquer pessoa desejaria ter. Por ironia do destino, e depois de vagar por anos, chega ao lixão onde, sem imaginar, se encontrará com sua filha.
FERNANDO DA SANTA CRUZ “O SILENCIOSO” / ABEL CRUZ (Manuel Ojeda)
É forte e firme ao se defender de Augusto Martinez Negrete, mas, ao mesmo tempo, pode ser dócil e emotivo diante das injustiças cometidas contra seus protegidos: Esmeralda, Fela e Damião. Depois de ser condenado injustamente a prisão, não somente arrancaram sua liberdade, como também a família que tanto amava, e lhe fizeram acreditar que sua esposa e sua filha haviam morrido. É nobre, mas a prisão o tornou um homem duro, que não demonstra suas emoções e sentimentos diante de ninguém. Quando consegue sair da prisão, a sede de vingança o invade e ele fará todo o possível para cobrar cada uma das pessoas que fizeram com que sua vida se tornasse um inferno.
RITA PÉREZ DE OLÉA (Pilar Pellicer)
De origem humilde, dona Rita não recebeu educação. Toma conta de Esmeralda para ter alguém a quem explorar. Pretende ser a vítima, quando na realidade é a causadora. É uma mulher interesseira e oportunista, que acredita que os fins justificam os meios. Pretende levar uma vida cômoda casando Esmeralda com o Italiano.
LETÍCIA SANCHEZ / “JACIRA” (Leticia Perdigón)
É uma mulher sensível, generosa e solidária. Apesar de viver sozinha, é alegre e sempre está disposta a ajudar aos demais, especialmente Esmeralda, a quem sempre trata de proteger. No início da história, trabalha como cabareteira para poder sobreviver, já que não tem estudo, nem aprendeu um ofício “digno”, no entanto, luta diariamente por sua dignidade, assim como pelo respeito aos outros. É uma amiga incondicional.
MÔNICA LASCURAIN (Paloma Ruiz de Alda)
É uma jovem fina, distinta e elegante. Tem uma boa posição econômica. Está acostumada a fazer o que lhe convém. É uma pessoa astuta, que sabe jogar dos dois lados com o objetivo de conseguir o que deseja. Tem bons sentimentos, até que Paulo a deixa plantada na porta da igreja.
DOMÊNICO ALMONTE “O ITALIANO” (Carlos Bonavides)
É o dono de uma pizzaria. Com seu poder econômico e com a ajuda de dona Rita, tentará conquistar por bem ou por mal o coração de Esmeralda, com quem deseja se casar. Por ela, será capaz de jurar matar qualquer outro homem que exista na vida da Gata.
CARLOS “CENTAVINHO” (Pierre Louis)
É um rapaz autêntico, humilde e nobre. Gosta de Esmeralda como uma irmã e trata de defendê-la das injustiças de dona Rita. Se apaixona por Virgínia e isto se torna o impulso para seguir em frente, ter desejos e se superar.
INÊS OLÉA PÉREZ (Alejandra Robles Gil)
É a neta de dona Rita, cujo filho cumpre uma pena de muitos anos na prisão por um crime que não cometeu. Diferentemente de Esmeralda, Inês foi criada por dona Rita com muito carinho e atenção. Torna-se uma das responsáveis por tornar impossível a vida de Esmeralda.
GARIBALDO / VÍCTOR DE LA FUENTE (Ricardo Baranda)
É um jovem órfão que cresceu na miséria, assim como Esmeralda. Rebelde e violento, torna-se líder de uma gangue de delinquentes e se envolve com Inês, por quem se apaixona. Sua vida toma outro rumo ao descobrir a verdade sobre sua origem.
DAMIÃO REIS (Ianis Guerrero)
É o filho adotivo de Mercedes, a quem vê como a sua verdadeira mãe. É um rapaz trabalhador, com desejos de superação. Sabe que somente conseguirá ser alguém se estudar. Defende sua dignidade e sua reputação, assim como a de Esmeralda.
GISELE (Mónika Sánchez)
É uma linda mulher, refinada, intelectual e apaixonada pelas artes. Torna-se uma forte rival para Esmeralda ao tentar conquistar o coração de Paulo.