Em mais um dia de estreia, a ZAP Novelas leva até Angola e Moçambique um novo título da emissora Azteca: A Mulher de Judas (La Mujer de Judas), folhetim inédito, produzido no México, em 2012, por María del Carmen Marcos e estrelado por Anette Michel, Andrea Martí e Víctor González, com as participações de Geraldine Bazán e Daniel Elbittar nos papéis de antagonistas.
Adaptação da telenovela homônima venezuelana de 2002, escrita por Martín Hahn, A Mulher de Judas apresenta uma história de suspense, carregada de paixão, traição e amor, onde um segredo sombrio gira em torno de seis amigas interpretadas por Anette Michel, Niurka Marcos, Betty Monroe, Claudia Marín, Martha Mariana Castro e Cecilia Piñeiro. O elenco da nova aposta também integra atores como Regina Murguía, Paloma Quezada, Melissa Barrera, Mauricio Islas, Omar Fierro, Mauricio Aspe, Juan Vidal, Álvaro Guerrero, Javier Gómez, Elvira Monsell, Martha Verduzco e muitos outros.
Dublada em português, A Mulher de Judas estreia nesta quinta-feira (10), com exclusividade para Angola, às 13h, e Moçambique, às 14h.
SINOPSE
Tudo começou no dia 03 de janeiro de 1988, em Xico, estado de Veracruz. Altagraça del Toro (Anette Michel) estava disposta a se casar com o grande amor de sua vida, porém, é envolvida no assassinato do padre Sebastião Castelhanos (Miguel Sánchez), quando, nesta mesma noite, os moradores do povoado entram na igreja e encontram Altagraça no chão, com seu vestido de noiva coberto de sangue, segurando a cabeça do padre Sebastião e tendo ao seu lado a imagem da estátua de São Judas Tadeu partida em pedaços. Altagraça é enviada à prisão, acusada pelo crime cometido.
Passam-se 23 anos. Natália Leal (Andrea Martí) é uma jovem que cresceu viajando com sua mãe Joaquina (Martha Mariana Castro) pelos arredores do deserto em seu caminhão “Cocuyo”. Natália é empreendedora, versátil e tem buscado correr atrás de suas metas. É apaixonada pelas lendas urbanas, sobretudo tratando-se das mexicanas. Por isso, descobre na internet sobre a lenda de “A Mulher de Judas” e o antigo crime. Sem pensar duas vezes, decide ir até Xico para investigar sobre os mistérios daquele lugar e perguntar a Salomão Salvaterra (Víctor González) a respeito do povoado.
A chegada da jovem até Xico coincide com a libertação de Altagraça, a reunião de seis amigas do povoado, o retorno de Julian Moreira (Pedro Mira), que traiu os Del Toro, e também com o primeiro atentado contra ele. Altagraça volta ao povoado disposta a recuperar tudo o que lhe pertence, mas as coisas não serão tão fáceis, já que todos no vilarejo a recriminam e a apelidam de “A Mulher de Judas”. Como se isso fosse pouco, sua casa e a cervejaria Del Toro agora se encontram nas mãos de Salomão Salvaterra, o filho de Moisés Salvaterra, o sócio de seu pai, Juan Vicente del Toro (Luis Cárdenas), que lhe vendeu suas ações antes de morrer. Agora, Salomão não está disposto a permitir que Altagraça lhe tome o que com tanto esforço conseguiu construir.
Após o ocorrido, Julian Moreira é a primeira vítima a ser assassinada. A partir de então, se desata uma série de assassinatos que começam a tomar conta de Xico, onde uma assassina se veste de noiva e vaga pelas noites disposta a matar. Todas se tornam suspeitas. Natália, Salomão e muitos outros amigos se unem para investigar estes crimes assombrosos e não descansarão até descobrirem quem é a verdadeira “Mulher de Judas” e o rosto que se esconde por trás do véu de noiva.
PERSONAGENS
ALTAGRAÇA DEL TORO (Anette Michel)
Altagraça tem uma posição social alta, apesar de sua vida na prisão ter feito ela conhecer a mais profunda miséria. Ainda é bonita e sensual, mesmo tendo passado a metade de sua vida na prisão, acusada pelo assassinato de um padre. Altagraça, apelidada como “A Mulher de Judas” pelo jornalista Marcos Rojas, retorna à Xico bem preparada para recuperar tudo o que lhe arrebataram: a grande empresa Del Toro e a fazenda, que agora são supostamente propriedade de Salomão Salvaterra.
NATÁLIA LEAL (Andrea Martí)
Natália tem uma posição social média. Sempre procura seguir em frente, a base de seu próprio esforço, sem imaginar a grande herança que o destino lhe reserva. Natália é uma jovem de beleza deslumbrante, arriscada e comprometida com a verdade, que, buscando a lenda de “A Mulher de Judas” para realizar um documentário, encontrará o amor em Salomão Salvaterra e, ao mesmo tempo, sua própria identidade, o que fará dela a inimiga de seu amado.
SALOMÃO SALVATERRA (Víctor González)
Salomão é de classe alta. Com um físico que desperta suspiros entre as mulheres, é um empresário bem-sucedido, que tem conseguido levantar com esforço a empresa Del Toro, quase falida, que seu pai lhe deixou como herança. É noivo da mulher mais bonita da região, Emma Balmori. Porém, sua vida muda radicalmente com dois novos eventos: o retorno de Altagraça Del Toro, que se declara herdeira legítima da mesma empresa e está de volta para reavê-la, e a chegada de Natália Leal, por quem Salomão se apaixona instantaneamente, porém, o destino os enfrentará como inimigos.
EMMA BALMORI (Geraldine Bazán)
Emma é a rival de Natália. De posição social alta, está na ruína. Restam para ela e sua mãe apenas algumas propriedades, além de poucas ações na empresa Del Toro. Emma parece ter tudo: uma beleza excepcional, que a torna a espetacular imagem da empresa Del Toro; uma inteligência e astúcia natas; uma relação de noivado com Salomão Salvaterra e uma apaixonada relação com Alírio. Apesar disso tudo, se vê ameaçada a partir do dia em que o destino traz Natália Leal ao povoado de Xico e Salomão se apaixona por ela à primeira vista.
ALÍRIO AGUERO (Daniel Elbittar)
Alírio é o rival de Salomão. Pertence à classe alta, mais pela manipulação de fundos de terceiros do que por seu autêntico esforço. É o colaborador “de confiança” de Salomão Salvaterra, por quem vive secreta e profundamente corroído de inveja. É um mestre para disfarçar suas verdadeiras intenções. Por um lado, é amante de Emma, a noiva de Salomão, e por outro, torna-se o pretendente de Natália, ao descobrir que ela pode ser herdeira de uma grande fortuna.
JOAQUINA LEAL (Martha Mariana Castro)
Joaquina é a mãe de Natália Leal. É de classe média, graças ao seu esforço cotidiano. Apesar de seu trabalho como caminhoneira, é bonita e feminina. Vive cheia de segredos, mas sua virtude mais forte é sua imensa capacidade de amar, e o objeto de seu amor é sua filha Natália, que, em sua busca pela lenda de “A Mulher de Judas”, submeterá Joaquina a reviver o passado que ela queria esquecer.
GALILEA BATISTA (Betty Monroe)
Galilea é uma mulher da classe média, mas pretende subir socialmente de maneira rápida. De beleza exuberante, é astuta e manipuladora. Galilea é filha ilegítima de Juan Vicente del Toro, e voltou para Xico justamente quando sua meia-irmã Altagraça del Toro, saiu da prisão. Seu propósito é reclamar sua parte da herança e o sobrenome Del Toro. Rodeada de mistérios e uma das seis mulheres do clã das “Mulheres de Judas”, se alia a Altagraça contra Salomão Salvaterra e enfrenta Narda pelo amor de Ernesto.
NARDA BRISEÑO (Cecilia Piñeiro)
Narda é de classe média-alta, graças ao seu salário como secretária executiva na empresa Del Toro, mas aspira ser parte do alto escalão. Filha de Boaventura, noiva de Ernesto e rival ferrenha de Galilea, carrega, até o momento, o trauma de uma agressão, segredo que compartilha apenas com as outras cinco mulheres do clã das “Mulheres de Judas”, que foram suas cúmplices em um crime terrível.
REFÚGIO BELLO DE AGUERO (Claudia Marín)
Refúgio tem uma posição social alta, justificada por ser a esposa de Casimiro Aguero del Toro e por ser coordenadora de Relações Públicas da empresa Del Toro. Alegre e faladeira, pertence a uma das famílias mais tradicionais da região e tem uma fraqueza pelo álcool. É mãe de Alírio e Ismael, aos quais adora. Faz parte do clã das “Mulheres de Judas” e não está disposta a permitir que divulguem o seu segredo. Para isso, faz o que for preciso, a fim de impedir que qualquer uma delas o revele.
RICARDA ARAÚJO (Niurka Marcos)
Ricarda é da classe média-alta, em parte por seu trabalho e, por outro, graças ao apoio de seu amante, Casimiro. Fogosa e muito extrovertida, Ricarda é secretária executiva da empresa Del Toro e também faz parte do clã das “Mulheres de Judas”, com as quais compartilha o segredo que as une. É a ex-melhor amiga de Altagraça del Toro e mãe de Cordélia, filha que teve com Leôncio, que desapareceu misteriosamente.
CORDÉLIA MANZUR (Regina Murguía)
Cordélia é filha de Ricarda e Leôncio e diferentemente da mãe, que é extravagante, se comporta como uma mulher recatada. Se interessa por Pancho.
PRISCILA SOSA (Paloma Quezada)
Priscila é a melhor amiga de Natália. É cineasta e investigará junto com a amiga a lenda sobre “A Mulher de Judas”. Entretanto, ao se envolver com Alírio, causará grandes conflitos entre Natália e Salomão.
SULAMITA (Melissa Barrera)
É uma jovem de 17 anos. Filha de Dulce e Sevando. É namoradeira e gosta de espalhar as fofocas pelo povoado. Tem uma queda por Ismael.