Produzida por José Alberto Castro, em 2010, para a Televisa e protagonizada por Angelique Boyer, Aarón Díaz e Sebastián Rulli, a telenovela mexicana Teresa ganhou, recentemente, uma dublagem brasileira, realizada pelo Studio Gabia, de São Paulo, para ser exibida por emissoras lusófonas. Entretanto, até o momento, a trama dublada só é exibida pelo Zap Novelas, um dos canais pagos pertencentes à empresa portuguesa ZON Multimédia.
O canal Zap Novelas está presente em alguns países da África, como Angola e Moçambique e transmite sua programação baseada predominantemente em produções de origem portuguesa, brasileira, mexicana, venezuelana, argentina e americana, faladas, dubladas ou legendadas em português.
Esta é a quinta vez que roteiro original de Mimí Bechelani é levado às telinhas. A primeira versão de Teresa, protagonizada por Maricruz Olivier e Luis Beristaín, foi realizada em 1959. Após, seguiu-se mais quatro adaptações: em 1965, na TV Tupi, no Brasil, protagonizada por Georgia Comide e Walmor Chagas; em 1967, protagonizada por Pituka de Foronda e Guillermo Zetina; em 1989, protagonizada por Salma Hayek e Rafael Rojas, e essa, de 2010, protagonizada por Angelique Boyer e Aarón Díaz; além da versão cinematográfica, realizada em 1961, que novamente apresentou Maricruz Olivier no papel de Teresa, acompanhada por grande parte do elenco original da telenovela.
Teresa conta a história de uma jovem que nasceu pobre e não soube aceitar sua realidade. Seus pais a apoiaram para que estudasse e se superasse, seguros de que com uma carreira sua filha melhoraria seu nível cultural e econômico. Quem também a apoiou foi Mariano, seu primeiro amor e o único homem a quem Teresa amaria, mas a seu modo. Graças à uma bolsa de estudo, Teresa consegue terminar o ensino médio em um dos colégios mais caros do país, onde sempre foi rodeada de gente de muito dinheiro, que ignoram sua verdadeira condição financeira.
Veja, a seguir, o elenco de dubladores brasileiros que dão voz aos atores de Teresa:
Fatima Noya: Teresa (Angelique Boyer)
Ricardo Fabio: Mariano (Aarón Díaz)
Nestor Chiese: Artur (Sebastián Rulli)
Samira Fernandes: Aída (Margarita Magaña)
Luciana Baroli: Aurora (Ana Brenda)
Mauro Castro: Martim (Patricio Borghetti)
Raul Schollser: Ruben (Manuel Landeta)
Leila Castro: Esperança (Fabiola Campomanes)
Robson Kumode: Johnny (Luis Fernando Peña)
Leila Bastos: Patricia (Gloria Aura)
Cecilia Lemes: Mayra (Dobrina Cristeva)
Rosana Caldas: Genoveva (Felicia Mercado)
Patricia Scalvi: Refúgio (Silvia Mariscal)
Carlinhos Silveira: Armando (Juan Carlos Colombo)
Cassia Bisceglia: Luisa (Fernanda Castillo)
Silvio Giraldi: Fernando (Daniel Arenas)