A partir desta segunda-feira, 28 de março, às 13h45, está de volta ao SBT a telenovela A Mentira, uma produção de Carlos Sotomayor para a Televisa, lançada no México em 1998 e exibida pela primeira vez no Brasil no ano de 2000.
Protagonizada pelo galã brasileiro Guy Ecker, conhecido por ter estrelado a trama colombiana Café com Aroma de Mulher, Salomé e Feridas de Amor, entre outras, e pela estrela Kate Del Castillo, a atração traz uma história original de Caridad Bravo Adams, adaptada por Nora Alemán, que narra o drama de um casal apaixonado que por culpa de uma mentira não pode viver plenamente o seu amor.
O elenco de A Mentira ainda conta com a atuação da falecida atriz Karla Álvarez como antagonista principal, além de nomes como Sergio Basañez, Eric del Castillo, Rosa María Bianchi, Silvia Mariscal, Blanca Guerra, Salvador Pineda, Tina Romero, Aarón Hernán, Roxana Castellanos, Luis Gatica, Tony Bravo, Mayrín Villanueva, Carlos Cámara e Julio Bracho, entre outros.
O folhetim irá ao ar apenas para São Paulo, ocupando o horário que atualmente transmite o seriado Chaves, e também através das emissoras afiliadas que não possuem programação local.
O folhetim irá ao ar apenas para São Paulo, ocupando o horário que atualmente transmite o seriado Chaves, e também através das emissoras afiliadas que não possuem programação local.
SINOPSE
A família Fernández-Negrete é uma das mais ricas do México. Verônica e Virgínia foram criadas rodeadas de luxo e comodidades. As duas primas foram adotadas, quando ainda eram crianças, pelo casal Sara e Teodoro Fernández-Negrete. Apesar de terem crescido juntas e terem recebido a mesma educação, são muito diferentes uma da outra. Verônica tem uma personalidade doce, é sincera e decidida. Já Virgínia, por trás de seu rosto de anjo, esconde um caráter perverso.
A família se completa com João, o filho legítimo do casal, que não mora na fazenda, já que leva vários anos trabalhando na Europa. O rapaz está muito bem acomodado em Frankfurt, Alemanha, mas sente uma grande saudade de todos. Certo dia, decide retornar ao México para se instalar na fazenda de seus pais. Por casualidade da vida, seu amigo Demétrio Assunção lhe diz que também está a ponto de voltar para o país, já que recebeu uma carta de seu meio-irmão, Ricardo, na qual ele comunica que se casará em breve.
O retorno de João começará a mudar radicalmente o rumo das coisas. Ao ficar sabendo de sua volta, rapidamente a perversa Virgínia, que é futura esposa de Ricardo, decide dar por terminada a relação. Seu propósito está claro: pretende conquistar o herdeiro dos Fernández-Negrete para ficar com a fortuna de sua família adotiva, e ela sabe muito bem como utilizar suas armas femininas para começar a tramar um plano.
Enquanto isso, Ricardo trabalha arduamente em sua fazenda. Ele sabe que Virgínia é uma mulher acostumada a viver bem, por isso também quer lhe proporcionar o melhor, e acredita estar no caminho certo, já que acaba de fechar um importante contrato por cinco anos para a venda de sua produção tequileira. Com a segurança deste emprego estável e bem remunerado, Ricardo está disposto a levar sua querida Virgínia ao altar. Porém, o que não imagina é que ela, ao mesmo tempo, mantém uma relação secreta com Santiago, e que logo o deixará na mão.
Por isso, quando Ricardo recebe uma carta de sua noiva, na qual ela se despede dele, fica em estado de choque. Pouco tempo depois, Demétrio chega ao México e a primeira coisa que faz é ir visitar seu irmão na fazenda. Ao chegar, leva o maior susto golpe de sua vida ao descobrir que Ricardo se suicidou. Demétrio não consegue entender o que pôde ter acontecido para que ele tenha decidido acabar com sua vida.
O padre Williams, sacerdote e bom amigo do falecido, coloca Demétrio a par do que aconteceu, dizendo-lhe que a culpa de tudo tem a ver com uma misteriosa carta que o rapaz havia recebido de sua noiva. Demétrio decide lê-la e não consegue acreditar no que está escrito. Demétrio jura se vingar da mulher que causou a morte de seu jovem irmão, mas somente sabe que o nome dessa mulher começa com “V”.
Ao chegar à fazenda, João se apaixona por Verônica e Virgínia, frustrada por não poder conquistá-lo, lhe diz que Verônica foi a culpada pela morte de Ricardo, e isto chega aos ouvidos de Demétrio. Dominado por seu desejo de vingança, Demétrio conquista Verônica e se casa com ela. Porém, após uma apaixonada noite de amor, começa a tratá-la com desprezo para fazê-la pagar pela morte de seu irmão.
PERSONAGENS
VERÔNICA FERNÁNDEZ-NEGRETE (Kate del Castillo)
É bonita, simpática e cheia de vida. Realizou estudos de arte dramática em Londres porque quer ser uma grande atriz, algo que muitos criticam devido à má fama que tem o meio artístico, ainda que sua conduta seja intocável, apesar de ser uma mulher sedutora.
DEMÉTRIO ASSUNÇÃO (Guy Ecker)
É um engenheiro civil de 35 anos de idade, bonito e com uma grande presença. Voltou da Europa para ver seu irmão Ricardo, porém o encontra morto. Jura vingar-se. Embora cometa muitas injustiças com Verônica, porque está cego pelas mentiras, está loucamente apaixonado por ela.
VIRGÍNIA FERNÁNDEZ-NEGRETE (Karla Álvarez)
É prima de Verônica, bela e delicada, porém hipócrita e mentirosa. Seu interesse é o dinheiro, não conhece o significado do amor. Com suas mentiras consegue que muitos desprezem a sua prima.
JOÃO FERNÁNDEZ-NEGRETE (Sergio Basañez)
É um homem de 33 anos, sonhador e divertido. É formado em Economia. De personalidade fraca, está confuso quanto aos seus sentimentos por Verônica e Virgínia.
RICARDO PRATA (Rodrigo Abed)
É o meio-irmão de Demétrio. Conquista uma grande fortuna produzindo tequila e pretende dedicar esta riqueza a Virgínia, a quem considera o amor de sua vida. Porém, tudo muda drasticamente após receber uma carta de despedida de sua noiva.
TEODORO FERNÁNDEZ-NEGRETE (Eric del Castillo)
É o pai de João e marido de Sara, pai adotivo de Virgínia e Verônica. Bem-humorado e um pouco conservador, foi educado à moda antiga. Adora João e Verônica e sonha algum dia poder vê-los casados em formando uma família.
SARA DE FERNÁNDEZ-NEGRETE (Rosa María Bianchi)
É mãe de João e esposa de Teodoro. Adota Virgínia e Verônica. Não sente tanto afeto por Verônica, por ela ter se empenhado em estudar arte dramática, pois acredita que todos os artistas são indecentes. Considera Verônica uma mal-agradecida e coloca toda sua fé em Virgínia para que seja a esposa de João.
JANDIRA (Roxana Castellanos)
É uma linda mulher que trabalha na casa de Ricardo. Quando Demétrio chega da Europa, se apaixona por ele e trata de aproximar-se de todas as formas possíveis. Torna a vida de Verônica impossível depois que ela chega à casa de Demétrio.
PADRE PABLO WILLIAMS (Aarón Hernán)
É um sacerdote inglês, forte e cheio de ternura para com seu povo. É a ligação entre Demétrio e o Dr. Moguel. Repreende Demétrio sobre os maus tratos contra Verônica, porque sabe que ela é uma boa mulher.
DR. FRANCISCO MOGUEL (Salvador Pineda)
É sócio de Ricardo e logo de Demétrio. Mal-encarado, bêbado e grosseiro, despreza as mulheres, inclusive sua esposa. Tem dupla personalidade: pelas manhãs, quando está sóbrio, se dedica a curar os doentes do povoado, porém se transforma em monstro quando bebe.
IRMA DE MOGUEL (Tina Romero)
É a esposa do Dr. Moguel. É uma mulher maltratada. Amiga de Verônica.
SANTIAGO TERRAZAS (Luis Gatica)
É o amante de Virgínia. Esconde diversos crimes e está disposto a tudo para ficar com Virgínia.
MIRANDA MONTESINOS (Blanca Guerra)
É a verdadeira mãe de Verônica. Retorna inesperadamente procurando por sua filha. Torna-se amiga de Demétrio, a quem revela sua identidade, mas lhe pede que guarde segredo para poder conquistar o carinho de Verônica antes de lhe confessar que ela é a mãe que a abandonou.
JOSÉ DIAS (Carlos Cámara)
É um velho amigo e sócio de Teodoro. Sempre esteve apaixonado por Leti, a irmã de Sara.
ANDRÉ BELOT (Tony Bravo)
É um rico francês. Vizinho da fazenda de Demétrio. Torna-se um dos pretendentes de Verônica.
NICOLE BELOT (Mayrín Villanueva)
É a bela sobrinha de André. Se apaixona por Demétrio assim que o conhece, desatando os ciúmes de Verônica. Aproveita qualquer ocasião para se insinuar para Demétrio.