Na última quarta-feira, 17 de setembro, estreou pela Zap Novelas, em Angola e Moçambique, a telenovela Natália do mar, uma produção da Venevisión, realizada em 2011, e estrelada por Sabrina Salvador e Manuel Sosa. Original do escritor Alberto Gómez, autor de sucessos como Gata selvagem, Acorrentada, Alma indomável e Coração apaixonado, esta história de amor é ambientada em belas praias da Venezuela e reúne um elenco de atores de trajetória internacional, dentre os quais se destacam Víctor Cámara, Rosalinda Serfaty, Eduardo Serrano, Dora Mazzone, Fedra López, Flor Elena González, Juliet Lima, Adrián Delgado, Yul Bürkle e Franklin Virgüez.
Natália do mar conta, também, com as atuações estelares de Christian Mc Gaffney, María Antonieta Castillo, Víctor Drija, Gioia Arismendi, Damián Genovese, Roberto Lamarca e Esther Orjuela, a presença das grandes atrizes Rosita Vásquez e Romelia Agüero e do grande ator Fernando Flores, além das atuações especiais de Gigi Zanchetta e Félix Loreto.
SINOPSE
Natália Uribe é uma jovem de classe humilde e caráter indomável, que trabalha como vendedora de peixes em um povoado situado em Isla de Margarita. Privada de tudo, inclusive de educação, vive aí com Mirtha, a quem acredita ser sua verdadeira mãe, desconhecendo que, na realidade, é filha de Paulina, uma mulher milionária que morreu em estranhas circunstâncias.
Luís Manuel Moncada cresceu rodeado de luxos junto aos seus irmãos Gerardo, Álvaro e Mariana. Seu pai, Valério, um homem sério e autoritário, sempre teve preferência por ele, que, na realidade, não é seu filho biológico, mas sim de Adolfo Uzcategui, um homem autoritário e manipulador, e da atual mulher de Valério, Eleonora. Uzcategui é o proprietário de Playa Esperanza, povoado que pertenceu à família Moncada, o que faz de ambos os patriarcas inimigos mortais.
Quando Mirtha falece, Natália se muda à Playa Esperanza para viver com seu avô, um bruxo e charlatão de profissão, a quem todos chamam de ‘o iluminado Jacinto’, e seus meios-irmãos, Domingo e Rosarito. Em sua chegada, Natália se encontrará com Luís Manuel. Ambos se conheciam desde pequenos e entre eles despertará o amor dormido que viveram em sua adolescência. Porém, em sua luta para recuperar a felicidade que ambas as famílias lhes tomaram, Natália e Luís Manuel encontrarão somente obstáculos.
Natália sonha em superar-se e deixar de ser “a bruta”, como alguns a chamam. Apesar de sua roupa esfarrapada, de sua personalidade selvagem e de uma vida cheia de privações, o maior sonho de Natália é casar-se com Luís Manuel, mas, Valério Moncada e seu velho inimigo Adolfo Uzcategui, ambos enganadores e invejosos, conceberão um plano, algo maligno que colocará em risco os sonhos de Natália.
PERSONAGENS
Natália Uribe (Sabrina Salvador)
É uma jovem de 20 anos, belíssima, trabalhadora e incansável. De caráter nobre e sempre disposta a ajudar. Lutadora e valente. De espírito alegre e destemido. Não se rebaixa diante de ninguém e é dona de um caráter selvagem. Natália tem pouca educação. Nasceu em um povoado extremadamente pobre e jamais pisou em uma escola. Não sabe ler nem escrever, por outro lado, é ágil com os números e ninguém é capaz de trapaceá-la quando o assunto é dinheiro. Apesar de sua grande pobreza e de viver em um barraco miserável, é uma jovem bastante esmerada. Nunca anda suja, nem despenteada. Toma banho no rio diariamente. Sua roupa é muito humilde, inclusive rasgada, pois veste o que ganha dos outros. Usa somente um par de sapatos bastante gastos. Natália é respondona e bastante descarada. Não sabe ficar calada e se orgulha de sua imprudência, a mesma que a meterá em muitos problemas. Apesar de seu caráter rude, é possuidora de uma grande doçura, de uma grande bondade. Seu grande coração faz com que sempre esteja disposta a ajudar a todos. Natália conhecerá o ódio e o desprezo bem de perto. Será vítima de várias humilhações e mesmo sendo muitas as lágrimas que terá que derramar, também serão vários os tapas que dará naqueles que tentarem pisoteá-la.
Luís Manuel Moncada (Manuel Sosa)
É um jovem vivido. É como um galã que derrete a todas e a todas conquista. Luís Manuel se lembra de Natália como a garotinha selvagem que corria descalça atrás dele e que o venerava com devoção. Para ele, é uma grande surpresa voltar a vê-la tantos anos depois, mas agora convertida em uma bela senhorita, aliás mais bela que nunca. Luís Manuel é um jovem de modos refinados, educado nos melhores colégios dos Estados Unidos. Dono de uma grade educação e de uma inteligência brilhante. Valente, saberá se impor quando quiserem manipulá-lo. Defenderá como uma fera seu amor pela humilde Natália.
Perla Uzcategui (Juliet Lima)
É uma jovem extremamente bela, mas malvada. Perla retorna à Playa Esperanza após concluir seus estudos no exterior. É uma jovem brilhante, encantadora, capaz de enlouquecer qualquer homem. Caprichosa e voluntariosa, é egoísta. Quando se empenha por algo ou alguém, tem que consegui-lo a qualquer custo. Sabe que é a preferida de seu pai Adolfo Uzcategui, sabe que ele a satisfaz em tudo. Perla odeia viver naquela fazenda tediosa. Após ter conhecido as cidades mais excitantes do mundo, estar naquele povoado a enfurece e a faz sentir frustrada. É super esportista, feminina e apesar de estar no campo, naquele povoado quente e de casas humildes, ela se veste muito bem e sempre está maquiada. É a garota mais bela daquelas redondezas e sabe disso. Parece que Perla herdou de Adolfo sua maldade e ruindade, sua capacidade para destruir aos seus inimigos. Quando Natália entra para trabalha naquela casa como empregada, Perla nem repara nela, pois a considera muito pouca coisa, mas, ao se dar conta que Luís Manuel está se apaixonando pela humilde camponesa, seu ódio se desata.
Adolfo Uzcategui (Víctor Cámara)
É um homem poderoso, imensamente rico e temido por todos no povoado. Mesmo com sua idade, é um grande galã, bonito, de sorriso fácil e sedutor por natureza. Nenhuma mulher resiste aos seus encantos, não somente por seu poder, mas sim porque Adolfo é um galã maduro que deseja novinhas e também as não tão novinhas. Seu caráter é um enigma, à primeira vista é o mais doce e encantador de todos, sabe ajudar e estender a mão, mas, ao mesmo tempo, é implacável e terrível. Quando odeia, esse ódio não acaba nunca, é rancoroso e temível, vingativo. Capaz das piores maldades e atrocidades, mas, também, capaz de amar como um adolescente de quinze anos. Quando conhece Natália, Adolfo fica imediatamente encantado por ela. A simples jovem lhe faz lembrar a única mulher que ele amou no passado e a quem lamentavelmente nunca teve. Adolfo enlouquece de amor por Natália e deseja torná-la sua esposa. Há anos, Adolfo vive em concubinato com Irene, a quem na verdade não ama, e somente a tem a seu lado para que esquente os lençóis e se encarregue de todas as coisas da casa. A fazenda de Adolfo é a maior da região, suas terras são ricas, mas por elas não corre nenhum rio e isso está matando seu gado de sede. Por esse motivo, faz um pacto com Valério Moncada. É dono de uma produtiva mina de diamantes. Ao descobrir o amor escondido de Natália e Luís Manuel, Adolfo não descansará até arruinar seu próprio filho.
Valério Moncada (Eduardo Serrano)
Também é rico e poderoso, mas não tanto como Adolfo Uzcategui. A mansão de Valério também é muito grande e de terras ricas por onde correm livremente as águas de um rio, as mesmas água que Adolfo cobiça. Valério odeia Adolfo com todas suas forças, pois foi ele quem roubou sua mina de diamantes, mina esta que tornou Adolfo Uzcategui o homem mais rico da região. Valério está casado com a submissa e nobre Eleonora, a quem amou quando a conheceu e durante vários anos, mas, quando conheceu a mãe de Natália, deixou de amar sua esposa, que aceitou com resignação aquele amor que estava morrendo. Eleonora nunca reclamou com Valério que ele tivesse deixado de amá-la, simplesmente aceitou aquele fato e continua casada com ele. Mesmo que Valério seja um homem rígido e também capaz de algumas atitudes perigosas, não é tão malvado quanto Adolfo. As circunstâncias obrigam Valério a agir de maneira equivocada, mas não imagina o nível de maldade de Adolfo. Quando Valério se dá conta de que Natália é sua filha, fará até o impossível para recuperá-la e salvá-la de Adolfo Uzcategui.
Eleonora Moncada (Flor Elena González)
É a esposa de Valério. Mulher de grande classe, criada em Caracas por sua família rica de berço. No passado, Eleonora viajou à Playa Esperanza em companhia de seu pai, que nesta ocasião ainda era vivo. Uma vez aí, Eleonora conheceu Adolfo, que a conquistou e por quem ela se apaixonou. O pai de Eleonora havia ido para comprar diamantes de Valério, que até então era o dono da poderosa e rica mina. Valério se apaixonou por Eleonora, mas ela não tinha olhos para ele. Adolfo conseguiu seduzi-la e engravidá-la. Valério pediu Eleonora em casamento e seu pai a entregou de bom grado. Eleonora pediu a Adolfo que se casasse com ela, mas ele se negou por não estar suficientemente rico, mas cheio de ambição. Ela aprendeu a gostar e a respeitar Valério, que a ama e a trata como uma rainha. Mas, apesar de chegar a amar seu esposo, seu grande amor continua sendo Adolfo. Eleonora possui uma bondade infinita. É uma mulher sofrida que carrega sobre seus ombros o peso de um grande segredo.
Irene López (Rosalinda Serfaty)
É a mulher que divide sua vida com Adolfo e também é a mãe de Perla. Irene sofre, pois sabe que Adolfo não a ama. É uma mulher nobre, triste diante da frieza de Adolfo por ela como mulher. Irene aprendeu a gostar de Patrícia, a outra filha de Adolfo. Do mesmo modo, um sobrinho de Adolfo, Julian, que perdeu seus pais e foi criado por Adolfo como filho. Irene se sentirá sem chão ao saber que Adolfo está loucamente apaixonado por Natália. A venenosa e malévola Sara, que é cunhada de Adolfo, envenena a alma e o coração de Irene contra a camponesa; ela, ao ver-se em segundo plano, começará a desenvolver um grande ódio contra Natália e se tornará sua inimiga, por medo de perdê-lo. Quando Adolfo decide casar-se com Natália e expulsa Irene da fazenda, a pobre mulher sente que seu mundo desmoronou e seu ódio contra a jovem se torna maior. Por despeito, Irene apoiará cada uma das maldades de sua filha Perla contra Natália.
Sara Morales (Fedra López)
É a cunhada de Adolfo. Viúva de um irmão dele. É a mãe de Julian. Sara sempre esteve apaixonada por Adolfo em silêncio, mas ele nunca se interessou por ela como mulher. Por despeito, e para poder estar ao lado de Adolfo, Sara casou-se com um irmão dele. Aos poucos anos de casamento, Sara ficou viúva e com um filho pequeno nos braços. Adolfo permitiu que ela ficasse vivendo na fazenda, pois gosta de seu sobrinho Julian como um filho e o trata como tal. Com o passar do tempo, Sara se amargurou porque Adolfo a ignora totalmente como mulher. É ela quem toma as rédeas da casa, a que ordena e dita as regras. Ainda que Irene seja oficialmente a mulher de Adolfo, Sara nunca lhe permitiu impor-se. Sara odeia Irene com todas suas forças e desejaria ocupar seu lugar, mas, quando Natália aparece na vida de Adolfo, ela compreende rapidamente que pela juventude da jovem, todas elas serão deixadas de lado. Sara passa a sentir um ódio cruel contra Natália e esquece sua rejeição contra Irene, de fato procura aliar-se à ela. Do mesmo modo, Sara torna-se a mão direita de Perla para destruir Natália. Sara é malvada e invejosa por natureza, é baixa e ruim, uma mulher para se tomar cuidado, é muito perigosa. Sara deseja que um dia seu filho Julian chegue a ficar com tudo o que Adolfo possui.
Baltazar (Yul Bürkle)
É o padre do povoado. Desde muito pequeno esteve envolvido com as coisas da igreja, pois seu tio era o antigo padre daquele lugar. O padre Baltazar foi criado por esse tio sacerdote que lhe ensinou o amor por Deus. Quando jovem, entrou no seminário. Quando seu tio faleceu, Baltazar tornou-se o novo padre do povoado. Antes de morrer, seu tio lhe confessou o segredo sobre a origem de Natália, é por isso que Baltazar está a par de tudo. O padre é um bom homem, sempre com um sorriso nos lábios, sempre pronto para estender a mão ao próximo. Terá muitos e fortes enfrentamentos com Adolfo Uzcategui por suas atrocidades. O padre Baltazar é justiceiro. Quando Patrícia, a filha de Adolfo, o procura para lhe confessar que seu esposo a maltrata e a faz infeliz, o bom sacerdote trata de lhe dar a paz para sua alma atormentada. Sem dar-se conta, as visitas da jovem sofrida à igreja, vão tomando um caráter mais pessoal. Assim, Patrícia se descobre apaixonada pelo padre e lhe confessa.
Octavio Valladares (Adrián Delgado)
Não serve para nada. Diante de seu sogro Adolfo, a quem teme, finge ser submisso e educado, muito obediente, mas, no fundo, é desprezível. É um ambicioso que somente deseja ser rico e chegar a ser o dono de tudo o que pertence a seu sogro. Por ambição foi que Octavio se casou com Patrícia, a filha de Adolfo. Octavio a despreza e a trata como uma inútil, jogando em sua cara o seu desamor, mesmo que diante de todos finja amá-la. Octavio vive frustrado, pois é simplesmente um empregado a mais da fazenda, quando gostaria de ser o administrador, para poder roubar à vontade. Ele não perderá tempo em aliar-se aos inimigos de seu sogro para que o matem e assim que Patrícia receber herança, lhe tomará tudo. É muito hipócrita, malandro e duas caras.
Pasionária López (Dora Mazzone)
É uma personagem muito colorida. É a dona do boteco do povoado. Muito alegre, faladeira, encrenqueira e fofoqueira. Adora estar metida em confusões e saber sobre a vida dos outros. Durante o dia mantém seu cabelo normal, mas à noite, quando soltam a música, ela atende aos clientes usando uma peruca loira um tanto extravagante. É fascinada por maquiar-se exageradamente, seus lábios sempre estão pintados de vermelho fogo. Sente um enorme ódio por Natália, quando a jovem vai reclamar sobre os maus-tratos contra Rosarito. Pasionária se alia a Sara e a sua própria irmã Irene para causar danos a Natália. Pasionária está frustrada porque não tem um macho que lhe aqueça durante a noite e passa a dar uma de namoradeira para ver o que consegue fisgar.
Baldomero Sánchez (Franklin Virgüez)
É o capataz da fazenda de Valério. É um cara que dança conforme a música que toca. Se for preciso matar por dinheiro e para atender a vontade de seu patrão, ele mata. Apesar das situações de maldade nas quais estará envolvido, também terá situações de comédia, pois repentinamente sofre um ataque de impotência e nada mais acontece. Depois disso, sua esposa Vivianita decide chifrá-lo com Domingo. Baldomero, assustado por ter “deixado de funcionar”, recorre ao bruxo Jacinto para que o cure com seus grandes poderes.
Vivianita de Sánchez (Dayra Lambis)
É bonita, divina. Belíssima e fogosa. Adora vestir minissaia, ou melhor, mais que minissaias, são microssaias. Suas blusas são super decotadas e seus vestidos bem curtinhos. É uma boa pessoa, mas não está feliz casada com Baldomero, primeiro porque o considera um velho para ela e segundo, porque ele já não funciona na intimidade. Vivianita casou-se com Baldomero por ambição, para que ele a desse uma casa e muitos diamantes, os mesmos diamantes que Baldomero pensa roubá-los de seu patrão, assim que Valério recuperar sua mina roubada. Vivianita se encapricha com Domingo e passa bons momentos entre os braços deste fogoso rapaz. Sempre estará em perigo de ser descoberta por seu marido ciumento. É uma personagem simpática, com tom de comédia. Também será inimiga de Natália, pois acredita que por culpa dela seu avô Jacinto causou a bruxaria contra Baldomero para que não desse mais conta do recado. Do mesmo modo, Vivianita é uma das tantas amantes ocasionais de Adolfo. Ela sonha algum dia ver-se divorciada de Baldomero e casada com Adolfo, o que a tornaria a mulher mais poderosa, rica e respeitada do povoado, mas seus sonhos se desvanecem ao saber que Adolfo ama Natália e que pensa casar-se com a jovem.
Jacinto Uribe (Fernando Flores)
É o avô de Natália, Domingo e Rosarito. Jacinto é muito caricato. É bruxo, charlatão e mentiroso. Veste-se com camisas muito coloridas e usa diversos colares também bastante coloridos, pulseiras e anéis, tudo o que for bijuteria barata. Usa alpargatas e calças sempre brancas. Engana o pessoal do povoado fazendo-os acreditar que é o bruxo mais poderoso da região. Jacinto tem repetido tantas vezes que seus poderes são infalíveis, que ele mesmo já chegou a acreditar. Algumas vezes prega e profetiza coisas que acabam se cumprindo, mas, na maioria dos casos, é um presumido que incomoda a todos com sua lábia. Sempre está disposto a ajudar a todos do povoado com seu “poder” e seus trabalhos. Algumas vezes foi até parteiro. Lê as cartas, a borra do café, o tabaco e os búzios, enfim, Jacinto lê qualquer coisa que possa atravessar em sua frente. É um homem nobre, com seus trabalhos e charlatanearia consegue apenas o pouco para viver. Jacinto dá a vida por seus netos.
Pulpito (Rosmel Bustamante)
É um garoto muito pobrezinho, anda sempre descalço e com o rosto sujo, calças rasgadas e cheias de furo, assim como suas camisetas rasgadas. É muito esperto e agitado. Simpático, tagarela, intrometido, super travesso. Vive com seus pais em uma casinha no povoado. A casinha é incendiada e seus pais morrem. O garoto fica sozinho na vida e sem um teto para dormir. Natália que é sua amiga decide ficar com ele e cuidá-lo. Ela o leva para morar na choupana de seu avô Jacinto e algumas vezes para dormir na fazenda de Adolfo. Juntos, ele e Natália serão pura dinamite. Farão mil e umas diabruras. Vão quebrar vidraças, se vingar dos malvados com situações cômicas, planejar e causar qualquer tipo de loucura que der na telha.
Ernesto Valderrama (Damián Genovese)
É um folgado, gosta da boa vida e das coisas caras. Sua paixão é vestir a última moda. É vaidoso por natureza. Cínico, apostador, enganador, mau-caráter; enfim, um sem-vergonha. Mas, ainda assim, é super encantador. Seu hobby é seduzir mulheres ricas para tirar delas dinheiro e presentes. Quando Ernesto chega à Playa Esperanza, faz-se passar por rico e prega a mentira de que está ali para comprar diamantes para sua rede de joalherias. Valério o conhece e acredita no conto de sua suposta riqueza. Pensa que ele seja um excelente partido para casar sua filha Mariana. Ela não o aceita, mas Valério se empenha neste casamento. Mariana está perdidamente apaixonada por Domingo e Valério se nega a aceitar que sua filha se case com um camponês e é por isso que se emprenha no casamento de Mariana com o mentiroso Ernesto. O casamento entre eles é anunciado com grande felicidade. Ernesto é malvado e ambicioso, capaz das piores atitudes por dinheiro.
Patrícia Uzcategui (Rosanna Zanetti)
É filha de Adolfo. É uma jovem tranquila e sem personalidade. É tímida por natureza, de aspecto triste. Está sempre vestida com saias longas. Casou-se muito apaixonada por Octavio, mas não tardou a descobrir que ele somente a procurou pelo dinheiro de seu pai. Ela é uma das poucas que não será inimiga de Natália dentro da fazenda, pelo contrário, estará disposta a ser sua amiga e ajudá-la, mas, sua tia irá proibi-la. Patrícia é incapaz de desobedecer uma ordem. De caráter submisso e obediente, é uma pobre infeliz.
Pastora Pérez (Rosita Vásquez)
É a empregada de toda a família Uzcategui. Ela viu Adolfo crescer e foi sua babá. Logo, criou sua filha Patrícia. Tem sido fiel à família e lhes entrega sua vida. É nobre e trabalhadora, conhece todos os segredos da casa e sabe quem é quem. Não suporta Sara, pois sabe que é uma pessoa maldosa. É a confidente de Patrícia, seu ombro amigo. Quando Natália passa a morar na fazenda, se dá conta de quem ela é, mas se cala. Compreende porque Adolfo se apaixona como um desesperado por ela. Pastora toma um carinho imediato por Natália, a protege e a aconselha, a ajuda a sair dos problemas e a adverte quando vai se meter em algum. É uma mulher muito humana e sábia, com a sabedoria que os anos lhe deram. Tem uma neta de 20 anos chamada Sandra. Pastora está sempre repreendendo-a porque Sandra é uma folgada que não gosta de fazer nada. Pastora sabe que sua neta é assanhada e passa todo o tempo advertindo-a para que não apareça com barriga.
Rosarito Uribe (Juliette Pardau)
É a irmã cega de Natália. Muito bela, indefesa e humilde. Apesar de sua cegueira, conhece muito bem o povoado, sabe ir e vir a todos os lados. Ajuda seu avô Jacinto cozinhando e lavando. É muito humana, doce. Apaixona-se perdidamente por Gerardo Moncada, filho de Valério. O rapaz também se apaixona por ela, mas, obviamente, Valério se nega a aceitar que seu filho se case com uma cega, pé-rapada.
Domingo Uribe (Christian Mc Gaffney)
É o irmão beija-flor de Natália. Domingo acredita ser um galã e seduz a todas. É um beija-flor cheio de simpatia e lábia. Está envolvido com Sandra, a criadinha da fazenda de Adolfo, e ao mesmo tempo está com Candy, a sobrinha de Pasionária e Irene. Além disso, passa dos limites com Vivianita, que está casada, mas não é feliz. Domingo sempre anda metido atrás de um rabo de saia. Acredita firmemente nos poderes sobrenaturais de seu avô Jacinto e o ajuda em suas bruxarias. Vive montado em uma velha bicicleta por todo o povoado. Domingo ama suas irmãs Natália e Rosarito e mais de uma vez dará a cara a tapa por elas. Este galã do campo seduz a todas com falsas palavras de amor, mas se apaixona de verdade ao conhecer Mariana, a filha de Valério. Lamentavelmente, o poderoso homem se nega a permitir esse amor e procura outro marido para sua filha. Domingo é um personagem muito simpático e encantador, sempre metido em problemas.
Gerardo Moncada (Víctor Drija)
É o filho de Valério que acaba de se formar como médico. Chega à casa de seu pai orgulhoso de seu título, mas ainda mais orgulhoso está Valério, que deseja casá-lo com uma jovem de boa família que esteja à sua altura. Gerardo é nobre e excelente filho, ama sua família acima de todas as coisas. Somente viaja à Playa Esperanza para passar um período de férias, pois já tem um importante cargo em um dos hospitais mais prestigiosos de Caracas. Os planos de Gerardo mudam ao conhecer Rosarito, a humilde e desamparada irmã cega de Natália. O rapaz se apaixona perdidamente por ela, e ela por ele. O casal terá que enfrentar todo tipo de obstáculos para poder concretizar seu amor.
Piranha (Juvel Vielma)
É o capataz da fazenda de Adolfo e sua mão direita. Piranha não tem escrúpulos; geralmente é silencioso, não é muito falar, prefere agir. Por dinheiro, é capaz de qualquer coisa. É um cão fiel que obedece a Adolfo sem colocar objeções. É um ser detestável, mau-caráter, assassino por natureza.
Álvaro Moncada (Héctor Peña)
É filho de Valério e irmão de Luís Manuel. É um pilantra que admira seu pai. O máximo na vida para ele é chegar a ser poderoso e temido. Ama o poder. Cumpre qualquer ordem dada por seu pai.
Julian Uzcategui (Daniel Martínez Campos)
É filho de Sara, de quem herdou a maldade e a ambição. Tem sido criado por Adolfo como um filho próprio. Julian deseja algum dia herdar todos os bens de seu tio e ser tão poderoso quanto ele. Está disposto a cumprir qualquer favor de seu tio Adolfo, por mais terrível que seja. Do mesmo modo, obedece cegamente sua perversa mãe.
Mariana Moncada (Vanessa Pallas)
É filha de Valério. É uma boa garota, muito obediente e doce. Não conhece o amor até cruzar o caminho do beija-flor Domingo, por quem se apaixona perdidamente e acredita em todas sus promessas de amor. Domingo chega a se apaixonar de verdade por ela e é por esse amor que decide mudar. Apesar da negativa de Valério em aceitar esse amor, Mariana tratará de se impor. Isso faz com que Valério procure um marido para Mariana, o qual resulta ser Ernesto, a quem todos acreditam ser um homem sério e milionário, quando, na realidade, é um aproveitador.
Carmela Díaz (Romelia Agüero)
É a empregada de muitos anos da família Moncada. É o ombro amigo de Eleonora e conhece todos seus segredos. Carmela sabe aconselhar Eleonora para tratar de lhe evitar sofrimentos. Também ajuda Mariana a encontrar-se às escondidas com Domingo.
Teodoro Rivas (Roberto Lamarca)
É o delegado do povoado. É bondoso e sempre trata de evitar as brigas entre os Moncada e os Uzcategui. Mais de uma vez levará Natália presa, tratando de deter seu caráter selvagem, mas a jovem é indomável por natureza. No fundo, Teodoro gosta de Natália, mesmo que sempre a repreenda.
Fernanda de Rivas (Esther Orjuela)
É a esposa de Teodoro. É uma boa mulher, sempre disposta a fazer obras de caridade e ajudar a todos os necessitados. Possui um grande carinho por Natália e trata de refiná-la, aconselhando a mudar seu jeito de ser para que deixem de vê-la como uma fera.
Candy Romero (Gioia Arismendi)
É a sobrinha de Pasionária e Irene. Trabalha com sua tia. É bastante insensata para sua idade. Está perdidamente apaixonada por Domingo e deseja conquistá-lo. Obedece cegamente a sua tia em tudo, é por isso que cada vez que acontece algo de ruim com Pasionária, Candy também fica arrasada. Através de suas tias, Pasionária e Irene, aprenderá a odiar Natália.