A Zap Novelas estreia nesta terça-feira, 20 de outubro, em Angola (19h00) e Moçambique (20h00), substituindo Rosário, a telenovela colombiana A Traiçoeira, uma produção da Fox Telecolombia, realizada em 2011 para o canal RCN Televisión e distribuída internacionalmente pela Televisa. Intitulada originalmente La Traicionera, o folhetim trata-se de uma adaptação de Malparida, formato original da produtora argentina Pol-ka, criado por Adrián Suar.
Adaptada pelos escritores Aura Niño, Faber Soto e Rodrigo Holguín, sob a direção de Lilo Villaplana e María Cecilia Vásquez e produção executiva de Oscar Guarín, A Traiçoeira reúne um distinto elenco, onde se destaca a atriz venezuelana Marianela González, em sua estreia como protagonista na televisão colombiana, e Juan Manuel Mendoza, que enfrenta seu primeiro papel como galã. A atração ainda conta com a participação de Víctor Mallarino, Ana Lucía Domínguez, Vicky Hernández, Jorge Cárdenas, Kristina Lilley, Marcela Benjumea, Vicky Rueda, Cony Camelo, José Narváez, Silvia de Dios, Alberto Pujol, Norma Nivia, Carla Giraldo, Víctor Rodríguez, María Fernanda Martínez, Paula Castaño, Mario Ruiz, Freddy Flórez, Carlos Mariño e Ignacio Menéses, entre outros.
Em versão dublada em português, A Traiçoeira conta a história de uma vingança amorosa, onde sua atípica protagonista, movida pelo ódio que sente, a fé e sua beleza, guarda um veneno prestes a destilar. Além disso, em meio ao seu plano de vingança, acaba por criar um triângulo amoroso cheio de perversão, amor e dor.
SINOPSE
SINOPSE
A história tem início vinte anos atrás, quando Maria Hererra (Juliana Roldán), uma humilde jovem, se apaixona profundamente pelo milionário Eduardo Sanint (Víctor Mallarino). Entre Maria e Eduardo surge um amor profundo e intenso, mas este sentimento não é suficiente para que ele deixe sua família e fique junto dela. Eduardo decide se casar com uma mulher de sua mesma posição social. Maria, tão pobre quanto apaixonada, se suicida por amor.
Vinte anos mais tarde, Renata Medina (Marianela González), fruto do relacionamento de Maria com outro homem, é uma mulher decidida e sensual, que se propõe a colocar um fim a tantos anos de sofrimento e de ausência materna: fará justiça utilizando como armas sua beleza, a fé e a raiva que sente. Para isso, arranja uma forma de cruzar o caminho de Eduardo, o homem que tanta tristeza trouxe à sua mãe, fazendo com que ele a atropele. Eduardo contrata Renata para trabalhar em sua construtora e não consegue ficar indiferente à sua beleza e poder de sedução.
Porém, o que Renata não imagina é que um obstáculo poderá arruinar seu plano por completo: apaixonar-se por Esteban Sanint (Juan Manuel Mendoza), o filho do homem a quem tanto odeia, o que pode ser um verdadeiro perigo para o sucesso de seu plano.
PERSONAGENS
RENATA MEDINA (Marianela González)
É filha de Maria Herrera e neta de Graça Herrera. Desde menina, guarda um profundo ressentimento contra Eduardo Sanint, pois sente que ele foi o causador de todas as desgraças de sua família e está disposta a se vingar mesmo que para isso tenha que passar por cima de quem quer que seja, utilizando qualquer tipo de estratégia. Seu plano é seduzi-lo e fazê-lo se apaixonar para depois provocar sua morte. Apesar de ser uma mulher decidida e obstinada de uma forma obsessiva a conseguir seu objetivo, cruza o caminho de Esteban Sanint, filho de Eduardo, que lhe fará entrar em uma encruzilhada, pois logo se apaixona por ele. Ainda assim, seu desejo de vingança é tão forte que está disposta a matar até mesmo quem a impeça de levar adiante suas intenções macabras.
ESTEBAN SANINT (Juan Manuel Mendoza)
É filho de Eduardo Sanint. Realizou estudos no exterior e retorna disposto a demonstrar a seu pai que tem capacidade suficiente para conduzir o rumo da Sanint Construtores. Assume os negócios de forma contrária à de seu pai: gosta de arriscar demais, mas é pouco assertivo. Isto não agrada muito a Eduardo, que acredita que em algum momento ele poderá colocar em risco o trabalho de muitos anos. É fanático pelas motos e galã inveterado. Sua faceta de namorador é conhecida por todo o escritório, mas tudo muda quando Renata chega para trabalhar. Sente que ela é a mulher com a qual gostaria de estar e se apaixona, colocando em risco a antiga relação que mantém com Martina, sua namorada de toda a vida.
EDUARDO SANINT (Víctor Mallarino)
É pai de Esteban Sanint e Manuel. É um homem respeitável e querido por sua família e funcionários. No passado, teve um romance com Maria Herrera, mãe de Renata, e apesar do amor que sentia por aquela mulher, decidiu abandoná-la para não causar mal a sua esposa Annie e a seu filho Esteban. Tudo parece felicidade na vida deste arquiteto que vinte anos depois de sua imprudência, conhece Renata, sem saber que é filha de Maria. Ele lhe abre as portas de sua empresa e se apaixona por ela, sem imaginar que ela vem para vingar a morte de sua mãe. A atração por Renata faz com que volte a sentir que sua vida familiar caminha em direção ao abismo. Apesar de ser um homem rico, acredita que as coisas devem ser conquistadas com muito esforço e trabalho, por isso se preocupa pela vida libertina de seu filho. Sem se darem conta, pai e filho lutarão pela mesma mulher, que se tornará uma desgraça para os dois.
MARTINA FIGUEROA (Ana Lucía Domínguez)
É a noiva de Esteban Sanint. Está a seu lado há mais de quatro anos e esperou com paciência que ele terminasse seus estudos no exterior para reestabelecer sua relação sentimental na Colômbia. O problema é que se dá conta que suas aspirações e as dele são contrárias. Ela quer consolidar seu compromisso, enquanto ele só está pensando em se desenvolver profissionalmente. Adicionalmente, a situação se complica ainda mais a partir da aparição de Renata Medina, que provoca nele uma forte atração. Martina é uma jovem médica, dedicada a seu trabalho e que em pouco tempo consegue progredir na clínica onde trabalha, tornando-se a chefe dos residentes.
GRAÇA HERRERA (Vicky Hernández)
É mãe de Maria Herrera e avó de Renata. Durante anos, alimentou em Renata o ódio contra Eduardo Sanint pelo sofrimento de sua filha, sem saber que isso provocaria o retorno da desgraça à sua casa. É uma mulher amargurada, que no fundo de seu coração sente que levou sua filha à morte ao forçá-la a estar com um homem casado para melhorar sua situação econômica. Entretanto, é tão soberba que não aceita que sua filha, sangue do seu sangue, tenha sido rejeitada pelos Sanint. É cega e perdeu um olho devido a uma briga travada com o marido de sua irmã. Tem um olfato aguçado e um ouvido que a torna uma mulher difícil de se enganar. Adicionalmente, conta com poderes que lhe permitem prever o futuro e com isso aumenta sua preocupação após a entrada de Renata na Sanint Construtores.
MORO (Jorge Cárdenas)
É o ex-namorado de Renata. Pela obsessão que sente por ela, decide tornar-se o ajudante de Graça, acreditando que com isso conseguirá estar próximo de Renata. Inclusive, consegue trabalhar na Sanint Construtores, a fim de vigiá-la, e se encontra com Márcia, a secretária de Eduardo, a quem tenta seduzir para se manter em seu local de trabalho. É tosco em suas relações de casal e se deixa influenciar. Tem tendência a cometer delitos constantemente e gosta de dinheiro fácil. Se mostra como um homem serviçal, mas sempre tem uma segunda intenção ou procura algum proveito em cada favor que faz.
ANNIE DE SANINT (Kristina Lilley)
É a companheira leal de Eduardo durante quase trinta anos. Inclusive, nos momentos de crise matrimonial, nos quais ela suspeitava que havia outra mulher na vida dele, se manteve firme, a fim de conservar sua família. Deixou de exercer sua profissão de arquiteta para se dedicar exclusivamente à família e a seu filho. Depois da chegada de Renata Medina, começa a perceber uma atitude em seu marido similar à que ele teve vinte anos atrás, o que a faz suspeitar que ele está sendo infiel. Por esta razão, decide fazer até o impossível para não deixar que o tomem dela. Planeja viagens ao exterior, controla seu tempo, para que cada um tenha seu espaço e tenta compreender seu marido, mas tudo isso será inútil, porque não sabe que sua família se encontra diante de uma mulher disposta a acabar com a vida de Annie a fim de ficar com Eduardo para, assim, poder executar seus planos de vingança.
MABEL DÍAZ (Marcela Benjumea)
É uma antiga funcionária da Sanint Construtores. Ela prefere a segurança à intranquilidade, por isso, desde que entrou na empresa se manteve no mesmo cargo. Seu lema é: “Para melhor cargo, melhor salário, mas também mais responsabilidades”, então opta por evitar problemas. Tem um humor bastante sarcástico e se dá bem com Márcia. Tem um enorme respeito por seus superiores.
NOÉLIA (Vicky Rueda)
Assim como as outras, é uma mulher propensa às fofocas do corredor, certamente ressentida, gosta de falar de seus companheiros. Sempre anda em busca de alguma fofoca. É hiperativa, de gênio forte e valente, será uma das mulheres a criticar Renata, tanto que terminará sendo despedida por lhe dar um tapa em uma festa da empresa. Sente ciúmes de sua beleza e pela rápida ascensão no emprego; no fundo, acredita que Renata é uma víbora, que busca conquistar Eduardo para receber favores.
ANDRÉA (Cony Camelo)
É uma mulher de gênio forte, que não se deixa intimidar facilmente por suas colegas. Tem uma relação de cumplicidade com Esteban, seu chefe. Conhece sua relação com Renata, mas sabe guardar em segredo. Como todas as secretárias da empresa, é vítima das fofoqueiras de plantão e costuma ser severa com suas colegas. É a única pessoa que se mostra afável com Renata em sua chegada à empresa, tornando-se sua defensora, amiga e conselheira de trabalho. Durante toda a história terá um forte romance com Abel, um funcionário da empresa, que será seu namorado.
HERNÁN POSADA (José Narváez)
É o cúmplice e melhor amigo de Esteban, mas seu grande segredo é que sempre esteve apaixonado por Martina. É um excelente profissional, por esta razão, tem progredido na Sanint Construtores. Por um momento, se desvia e deixa de ser esse rapaz compreensivo e leal, porque sente que seu trabalho é pouco valorizado e começa a filtrar informações sigilosas para a concorrência. Finalmente, sua lealdade faz com que recapacite e volte a pensar em prol da empresa do pai de seu melhor amigo. É um homem solitário, que não quer iniciar uma relação com nenhuma mulher devido à esperança que guarda de que em algum momento Martina decida ficar com ele.
VANESSA (Carla Giraldo)
Vive com ciúmes de Renata, já que Moro, por quem ela está apaixonada, vive atrás de Renata. Trata amorosamente a pessoa que ama, mas se desconfia que estão invadindo seu espaço, é capaz de sair nos tapas. A princípio, é tanta sua obsessão por Moro, que procura Graça para que ela, em troca de favores, faça feitiços para que ele não pense em Renata.
OLGA (María Fernanda Martínez)
É uma mulher humilde, honesta que trabalhadora. Tem uma devoção especial por Eduardo, por quem sente uma atração secreta. Gosta de Esteban como um filho, já que o viu crescer, desde menino. Cuida e protege a integridade da família Sanint e gostaria que tudo estivesse estável no interior da casa. Sua estreita proximidade com a família fez com que descobrisse os segredos guardados há muitos anos. Aconselha Esteban, Martina, a senhora Annie e Eduardo, atuando muitas vezes como uma espectadora silenciosa e outras como mediadora discreta de alguns conflitos.
PLÍNIO (Mario Ruiz)
É motorista dos Sanint há vários anos. É um homem de semblante alegre, responsável, comprometido com seu trabalho e com Eduardo, seu chefe. Respeitoso e de bons modos, conta com a confiança da família, sendo muito próximo a Olga, a empregada da casa, com quem se dá bem e conversa em seu tempo livre, bebendo ou comendo algo na cozinha. Com Esteban tem uma relação amistosa, o aconselha, o ajuda no que pode, mas nunca coloca sua amizade com o rapaz acima de sua responsabilidade com Eduardo, seu chefe imediato.
ESMERALDA GARCIA (Paula Castaño)
Na infância, foi acolhida por Maria Herrera e Graça, por esta razão é como uma irmã para Renata. Foi abandonada em uma igreja e desde então não voltou a saber sobre o paradeiro de sua mãe. Trabalha como enfermeira e sempre foi uma pessoa leal a quem lhe estende a mão, inclusive, suporta os maus-tratos de Graça, que sempre lhe joga na cara sua origem. É um apoio incondicional para Renata, a quem sempre aconselha para que abandone seus planos de vingança.
MANUEL HERRERA (Ignacio Menéses)
É o meio-irmão de Renata e Esteban. Filho de Maria Herrera e Eduardo. É autista e por isso tem tendência a se isolar da realidade, ainda que nos momentos de lucidez deixa Renata pensando sobre seus sentimentos de vingança. É odiado por Graça, que o considera o símbolo da desgraça deixada por Eduardo Sanint na vida de sua filha Maria. Ela lhe faz feitiços e bruxaria, rogando que morra e sofra assim como seu pai.